Quem é The Square Set?

Uma música muito boa dos anos 60 é That's What I Want (Isso é como eu quero) de uma banda creditada como The Square Set. A faixa chegou ao Brasil através de uma coletânea da Sony Music chamada "The Best of", que eu tinha em vinil. Apesar de ser um soul (com alguns toques de rock) e da vocal bem negróide, quando vemos uma foto da banda, vemos que só tem caras branquelos. Eu pensava que a banda era britânica. Coisa nenhuma.

É muito difícil achar alguma informação sobre o Square Set (o nome é um trocadilho com um tipo de régua triangular). Nem há imagens em movimento dela nem sequer na internet. A que eu pude encontrar que possa informar algo sobre a banda está neste link. Lá, informa que a banda é da África do Sul, o que pode justificar a tão grande dificuldade.

Seria legal saber algo mais dessa banda, pois a sua sonoridade é interessante e o fato de ter vindo de um lugar tão longe aumenta ainda mais a curiosidade, já que parece estranho haver uma banda de soul-rock no continente africano.

A África se caracteriza pela imensa diversidade. Muita gente pensa que a África é um país, mas na verdade é um continente. Por causa da imensa diversidade cultural e étnica de cada país africano, é mais lógico dizer que cada país da África é que é um continente. Nomes díspares em estilo (e de diferentes países da Africa, distantes entre si) como Fela Kuti, Miriam Makeba, Manu Dibango, Ladysmith Black Mambaso, Juluka, More Kanté, Cesária Évora e Dave Matthews Band mostram essa diversidade. E olha que só citei os mais conhecidos, chavão mesmo.

Como não existe vídeo oficial ou com apresentação do Square Set, vai alguma coisa com a citada e empolgante música, para vocês conhecerem ou relembrarem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canção do Ultraje a Rigor é plágio de música de banda francesa de new-wave

Personagem de novela me fez chorar sinceramente

Eu detesto feriados