Ninguém mais sabe o que é cultura e arte

Recentemente, duas reportagens me chamaram atenção. Uma mostrava o acervo de audiovisual da biblioteca de Niterói (recém re-inaugurada) com o vídeo da Tropa de Elite sendo exposto. Outro falava de uma mostra no museu de belas artes mostrando como foi feito o filme de animação Rio. Para quem conhece arte, sabe muito bem que ambos os filmes são meros produtos de entretenimento, feitos apenas para distrair. O que ele estão fazendo em contextos onde deveriam estar obras mais consistentes e úteis à evolução intelectual?

Pelo jeito, o entretenimento vazio e sem fins de desenvolvimento intelectual, está tomando o lugar da verdadeira arte, estragando a cultura de nosso país. As manifestações da verdadeira arte estão morrendo aos poucos. Se não morrem, passam a causar desinteresse na população, que passou a achar que tudo que ajuda a desenvolver o intelecto "é chato", "tedioso".

As autoridades e empresários que se beneficiam com a ignorância da população devem estar felizes, pois conseguiram alienar a população sem que a mesma saiba que está sendo alienada. É só colocar rótulo de "arte" e "cultura" em coisas fúteis que a população vai sendo enganada, pensando que dancinhas bobas ou entradas de uma bola em uma trave vão ajudar a desenvolver a sociedade.

Ainda estamos bem longe da evolução humana, do contrário que muitos pensam. Se acham que o Brasil será o país mais desenvolvido da próxima década, estão sonhando alto.

Talvez seja dos menos desenvolvidos. Pelo menos no que se refere à intelectualidade humana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canção do Ultraje a Rigor é plágio de música de banda francesa de new-wave

Personagem de novela me fez chorar sinceramente

Eu detesto feriados