A auto-afirmação através da ilusão

Quarta feira eu fui ao Rio e no ônibus em que eu estava, entraram quatro jovens rapazes usando todos o uniforme do time de futebol do Botafogo. Agiam como fanáticos pelo time. Isso me botou a pensar. Porque será que os seres humanos, principalmente os brasileiros, se prendem a ilusões para compensar o sucesso que não conseguem ter na vida?

Durante a copa, é aquela multidão vestindo amarelo e demonstrando uma estranha agonia durante um mero joguinho de futebol, que para eles, é de uma importância colossal. Como se a própria vida deles dependesse da vitória de um time querido. Ganho o jogo, todos os problemas e o insucesso voltam a lembrara a pessoa que eles ainda existem e estão mais fortes do que nunca.

E isso não acontece só no futebol, mas em todo o entretenimento e nas religiões. As pessoas, por preguiça ou por pessimismo, não resolvem os seus problemas, preferindo entregar a sua resolução a outrem ou simplesmente fugir deles. O que é uma perfeita ilusão, já que os problemas existem para serem resolvidos pela própria pessoa e fugir deles sempre acaba num caminho de volta que tem o próprio problema não resolvido como destino. Ou seja, lá está o problema não resolvido lembrando ao fugitivo que ainda vive, forte e faceiro.

É triste saber que a diversão virou prioridade no país e que as religiões (sobretudo a católica e a evangélica, ambas baseadas em lendas, muitas delas absurdas) ainda continuam fortes. Sinal de que a população brasileira se sente cada vez mais inferiorizada, buscando fugas para substituir a ambição de vencer que não possuem.

Na minha opinião, os brasileiros deveriam se auto conhecer melhor e desenvolver o intelecto. Lembrar que a diversão pura só serve para distrair e que a fé sem raciocínio só levará a uma decepção futura que poderá ainda mais piorar as coisas. Quem se ilude está fadado a desilusão.

Eu não me prendo a ilusões. Acredito em mim, na minha capacidade de luta e não acredito em qualquer coisa que me dizem. Prefiro verificar a sua veracidade e aprová-la apenas quando for provada como viável. Afinal não acredito em mitos, só creio em fatos.

Pois a ilusão tem a poderosa capacidade de derrotar quem crê nela como uma verdade absoluta.

O povo brasileiro tem se mostrado uma multidão de baixa auto-estima, crédula e acomodada, além de submissa. Se isso não mudar, as coisas poderão piorar para a sociedade brasileira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canção do Ultraje a Rigor é plágio de música de banda francesa de new-wave

Personagem de novela me fez chorar sinceramente

Eu detesto feriados