Google lança concorrente para o Facebook: Será o fim do Orkut?

A Google resolveu lançar seu novo site de relacionamentos, o Google Plus. Após o fracasso de tentativas anteriores como o Wave e o Buzz e o direcionamento de interesse do Orkut exclusivamente para brasileiros (a Google inclusive entregou todo o gerenciamento do Orkut a uma equipe da Google Brasil), a empresa de internet mais bem sucedida do mundo decidiu enfrentar o crescente Facebook, "face a face". O bocó que gerencia o blog que você está lendo é outro que virou um facebook-maníaco.

O Google Plus, apesar de ser da mesma empresa que controla o Orkut, é mais parecido realmente com o Facebook, mas com algumas funcionalidades a mais. Separa os seguidores em "circulos" segmentados e permite chats com video entre várias pessoas simultaneamente.

Como o Facebook, não permite cadastro de pessoas jurídicas. A pessoa tem que se cadastrar com nome de pessoa, senão o cadastro é automaticamente bloqueado. Isso é ruim para quem tem nomes bem estranhos. Sugiro que resolva isso entrando em contato com os administradores.

E o Orkut? Vai acabar?

O Orkut está aos poucos sendo abandonado. A fama de site exclusivamente brasileiro tem feito com que muitos usuários se sentissem excluídos da "globosfera" e muitos já atuam pouco no Orkut. Comunidades sem postagens recentes, amigos que não mandam mais recados, membros que cancelam seus perfis, isso é um fato cada vez mais real.

Os donos do Google garantiram que o Orkut não será extinto porque suas funcionalidades diferem muito do Google Plus, mas entregaram a uma equipe brasileira o comando do mesmo já que se transformou num site de relacionamentos para brasileiros. Eles ainda prometeram colocar algumas funcionalidades do Google Plus no Orkut, para torná-lo mais atraente.

Mas com o brochamento do Orkut pode tornar inevitável seu fim. O ideal é que o Google Plus absorvesse o Orkut e todos os seus membros e fazendo uma intensa publicidade para que atraia membros de outros países. Daqui a pouco o Orkut poderá se tornar uma espécia de "Google Less" (Google Menos), uma espécia de Facebook para pobres ou excluídos.

Veremos como irá se tornar esse Google Plus. No momento o Facebook já me satisfaz, pois encontrei meus amigos todos lá e o site sempre está ativo. O tempo vai mostrar qual dos dois vingará.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canção do Ultraje a Rigor é plágio de música de banda francesa de new-wave

Personagem de novela me fez chorar sinceramente

Eu detesto feriados