Analfabetismo científico nos EUA preocupa

ESPREMENDO A LARANJA: Se lá nos EUA, país mais desenvolvido que o nosso já é assim, imagine aqui no Brasil, onde o analfabetismo funcional se encontra em níveis alarmantes e onde a burrice (sem esse nome, é claro) é infelizmente defendida pela maioria dos jovens como a "nova inteligência".

Nunca devemos esquecer que "bem informado" não é aquele que recebe ou tem acesso a um monte de informações, mas aquele que sabe analisa-las e verificar sua veracidade.

Universitários acreditam que ET fez pirâmides, analfabetismo científico nos EUA preocupa

RICARDO MIOTO - FOLHA DE SÃO PAULO

Após ouvir cerca de 10 mil alunos de graduação nos EUA, pesquisadores descobriram que só 35% discordavam da ideia de que ETs teriam visitado civilizações antigas da Terra e ajudado a construir monumentos como as pirâmides do Egito.

Poucos se manifestaram contra outras teses sem base, como o suposto status de ciência da astrologia (não confundir com a astronomia) e a ideia de que existem números da sorte -22% e 40%, respectivamente.

Além disso, mais de 40% disseram que antibióticos matam tanto vírus quanto bactérias --na verdade, só as bactérias são vulneráveis a esse tipo de medicamento.
Editoria de Arte/Folhapress

Para o autor do estudo americano, o astrônomo Chris Impey, os números refletem um problema do país: os alunos de ensino médio não precisam fazer cursos de ciência. A maioria estuda biologia, mas menos de metade tem aulas de química e só um quarto estuda física.

"O ensino médio americano é forte em história, conhecimentos gerais, esportes, computação, mas bastante fraco mesmo em ciências", diz Renato Sabbatini, biomédico e educador da Unicamp.

"Mas as perguntas que fizeram são hiperelementares, um adolescente minimamente informado que assista televisão saberia responder."

Preocupante, diz Impey, é que o pior desempenho foi justamente o dos alunos de cursos na área da educação.

Não há números parecidos que indiquem qual a realidade brasileira. Embora aulas de ciência sejam obrigatórias no ensino médio por aqui, a baixa qualidade do ensino não garante muita coisa.

Conspirando contra a compreensão científica no país, diz Sabbatini, há o fato de que cerca de 70% dos brasileiros só conseguem ler textos curtos e tirar informações esparsas deles. "Têm letramento insuficiente. É impossível serem bem informados sobre a ciência moderna."

Tal analfabetismo, diz Impey, não deixa de ser um problema político: "Esses conhecimentos são importantes para avaliar posições políticas sobre mudança climática ou células-tronco."

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