O fim da palavra "turma"

As épocas mudam. Costumes vão e vem e o que parece ter sentido numa geração, perde totalmente em outra. A mesma coisa acontece com as palavras. E estou tendo a histórica oportunidade de testemunhar o desaparecimento de uma delas, e não é apenas em forma de gíria, mas como palavra no léxico, mesmo.

A palavra em questão é "turma". Tirando o seriado protagonizado pelo Renato Aragão e os quadrinhos do Maurício de Souza, esta palavra não é citada nas conversas comuns de pessoas, nos textos dedicados a jovens e outras coisas normais. Ela foi substituída pela palavra "galera", que significava muito remotamente "navio", depois "tripulação", depois "navio negreiro", passando nos anos 80 a se tornar coletivo de torcedores de futebol, depois coletivo de amigos para acabar finalmente, substituindo a palavra "turma", que caiu em desuso e pode desaparecer a qualquer momento.

Curioso é que estou no meio do processo, pois na minha infância e adolescência, a palavra "turma" era muito usada. Depois de escrever este parágrafo, só me resta avisar a "galera" que um dia, num passado não muito distante, ela já foi chamada de "turma".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canção do Ultraje a Rigor é plágio de música de banda francesa de new-wave

Personagem de novela me fez chorar sinceramente

Eu detesto feriados