Rock Alternativo vai bem. Só que ninguém sabe disso

Desde que o grunge acabou, um termo tem sido muito utilizado pela mídia e fãs de rock, para definir tudo que veio depois do som de Seattle. O termo é "rock alternativo". Só que o termo já existia muitos anos antes e tinha um conceito muito diferente do que o defendido pela geração anos 90.

Alternativo significa ter que optar por alguma coisa que esteja em oposição a outra que se encontra em hegemonia. No caso, seria a opção ao hit-parade. E aí que o conceito da garotada pós-grunge se esbarra. Como fazer oposição ao hit-parade sendo hit-parade? Por isso, nada de "Mexe-maus", "Merdabox Doente", "Sonoplay", "Tédiohead". O Rock Alternativo vai muito bem obrigado e muito longe das paradas de sucesso e das revistas de adolescentes. Pesquisei um pouco e encontrei as novas promessas do alternativo. Vejam:

- Mira: sabe aquela safra da bandas inglesas do final dos anos 80 que passou despercebido pela mídia brasileira, mas freqüentava os tablóides britânicos com freqüência e que nos deu o privilégio de conhecer bandas como Ride, Blur, Catherine Wheel, e muitos outros? Imagine o veterano grupo de rock progressivo Renaissance surgido nessa época e fazendo o mesmo tipo de som. Pronto, é o Mira. Liderado pela vocalista e compositora Regina Sosinski, grava num selo pequeno e tem chances reduzidas de lançamento no Brasil.

- BT: Apadrinhados pela famosa cantora Sarah Maclachlan, essa banda-de-um-homem-só americana faz um rock maio parecido com o que o Killing Joke fazia nos anos 80. Se houvesse interesse, o BT teria boa chance de ser lançado no Brasil, pois é contratado da BMG- Ariola.

- Vitesse: Um New Order made in USA? Esse grupo de Chicago (cidade dos Smashing Pumpkins, cujo líder, Billy Corgan, é amigão dos membros The Curtain Society do New Order) é formado por fãs confessos do grupo de Manchester. Fazem um som muito parecido com direito até ao fato do baixo ser tocado como se fosse uma guitarra, especialidade de Peter Hook, do New Order.

- The Curtain Society: Estava em casa zapeando pelos canais de áudio da SKY e por acaso parei num canal e estava rolando uma música belíssima, altamente melódica e totalmente influenciada pelos anos 80. É o Curtain Society, banda de Boston (cidade do grupo oitentista "The Cars"), que é assumidamente influenciado pelo The Cure.

Como vocês vêem, o alternativo vai muito bem obrigado. Outras bandas relatarei aqui futuramente, conforme forem aparecendo.

Publicado originalmente em 15/12/2003 (Antigo Planeta Laranja - Geocities)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canção do Ultraje a Rigor é plágio de música de banda francesa de new-wave

Personagem de novela me fez chorar sinceramente

Eu detesto feriados