As 10 mais para a minha paixão

Aproveitando o assunto, postarei aqui uma lista com as músicas que dediquei à amada re-aparecida, a Senhora "A". Quem quiser pode até gravar um cdzinho com as músicas. A lista não segue ordem de preferência e nem de critério nenhum e estão comentadas. Vamos às músicas:

THE POLICE - Every Breath You Take
É o tema do início da paixão. A letra fala de um amor possessivo. Ela é de 1983, ano que eu a conheci. Cheguei a olhar para uma foto da "Senhora A" na caderneta da escola pensando na música. Mulher bela não há.

U2 - The Unforgettable Fire
O título já diz tudo: paixão inesquecível. U2 é minha banda favorita e tinha que ser dessa banda o tema oficial de minha paixão pela "Senhora A". A música é faixa-título do álbum que mais gosto da banda e que em vinil foi meu presente de niver de 15 anos. Felizmente tenho em cd. A letra fala, de maneira não muito clara, de um amor intenso não-correspondido.

ANIMALS / SANTA ESMERALDA - Don't Let me Be Misunderstood
Aqui a música aparece em duas versões para vocês escolherem. Entre a melancólica versão original da banda de Eric Burdon e a dançante mas tensa versão disco-flamenca do Santa Esmeralda, ambas tem como letra uma quase oração, em que o sujeito pede perdão a Deus para que seus erros não façam os outros o rotularem como um "homem mau".

TEARS FOR FEARS - Pale Shelter
A "proteção insuficiente" da letra dessa belíssima canção de 1983 não substitui o amor mas fez parte de um excelente álbum da então vindura banda da cidade de Bath, Inglaterra. O clipe é belíssimo e recomendo assistir.

THE SMITHS - Wonderful Woman
Essa raríssima faixa da famosa banda liderada pelo grande poeta Morrissey também é de 1983 e não consta em nenhum álbum da banda. Ela é dedicada à Sharon Tate, atriz morta naquele ritual horroroso liderado pelo psicopata Charles Manson. Mas como ao casar, a "Senhora A" "morreu" em meu coração e o fato da letra dessa canção repetir várias vezes "O que aconteceu com ela?", além do título ultra-adequado (mulher maravilhosa), essa música já serve para homenageá-la.

THE CURE - How Beautiful You Are
Segundo a letra, o protagonista, apaixonado por uma mulher a vê com o marido e o filho. Tudo bem, no caso da "Senhora A", é filha, mas a letra serve. Até porque a música e a gata são lindas demais.

ABC - The Look of Love
Essa banda de Sheffield, Inglaterra fez um clip simpático para essa música em que a letra fala de uma garota como o "visual do amor". O clip foi assistido por mim pela primeira vez quando eu estive em 1982 na minha cidade natal Florianópolis-SC. Uma curiosidade. No álbum de 1997 desta banda, as fotos da capa e encarte foram tiradas no Mac de Niterói. Chique, não?

OASIS - Wonderwall
Muro das maravilhas. Esse é o título dessa canção que também fala sobre proteção. Legal ser protegido pela mais linda assistente social da face da terra.

LAURA NYRO - I Never Mean't to Hurt You
Chato se apaixonar por quem que, além de não dar a mínima, é comprometida com outro que poderia ser feliz com qualquer mulher. É de chorar e muito, como diz nesta canção belíssima e ultra-cativante.

U2 - Bad
Tive que colocar outra de minha banda predileta. Quando eu recebi, em 2005, a notícia do casamento dela, essa música ficou martelando na minha cabeça por muito tempo. Posteriormente descobri que a letra fala sobre separação e perda.

Agora, reúnam as músicas, gravem em um cd e chorem as mágoas de suas amadas inalcançáveis.

Publicado originalmente em 07/04/2009.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canção do Ultraje a Rigor é plágio de música de banda francesa de new-wave

Personagem de novela me fez chorar sinceramente

Eu detesto feriados