Laura Nyro, uma cantora que deixa saudades

Agradeço à internet por mais essa. Uma das melhores coisas que me aconteceu foi conhecer a maravilhosa obra de uma cantora pouco conhecida no Brasil mas com um trabalho que supera qualquer análise de qualidade, sendo inclusive bastante influente para muitas cantoras surgidas até então.

Eu estava lendo o livro "1001 discos para ouvir antes de morrer" e um álbum me chamou a atenção. Era o "Eli's & the Thirteenth Confessions" de uma cantora chamada Laura Nyro. No texto falava que ela era influencia de Tori Amos, minha então cantora favorita. Resolvi pegar o álbum pela internet (sou contra a pirataria, mas era a única forma de conseguir o álbum, pois a obra dela é uma raridade) e ao ouvir, parece que levei um soco. Nunca tinha escutado um álbum tão belo. Me apaixonei na hora. Fui procurar saber sobre outros álbuns dela e, cara, a impressão se manteve.

Melodista perfeita, pianista, compositora e arranjadora, Laura tem em sua obra álbuns inesquecíveis, que merecem permanecer na memória da música por zilhões de anos. Mas "Eli's" é seu ábum mais marcante. Ele foi lançado em 1968, época de lançamento de grandes álbuns de intérpretes conhecidos. A década de 60 do século XX com certeza foi a melhor década na música e está insuperável. Essa faixa faz parte do belíssimo álbum e serve de cartão-de-visitas da obra de Laura Nyro: http://www.youtube.com/watch?v=06SNgypxK6s

O trabalho dela é irrotulável. Pode se notar traços de jazz, blues, spirituals (música black religiosa que gerou o soul), folk e um pouco de rock. Mas é o soul o gênero que se nota com mais nitidez. Ela chegou até a gravar um álbum inteiro em dueto com o grupo vocal feminino de soul Labelle.

Sua aparência possui uma beleza simples, mas marcante e sedutora. Seu jeito de cantar é bastante sensual e ao mesmo tempo sensível e cativante. É impossível não se emocionar com o jeito de cantar de Laura.

O Legado de Laura Nyro

Como mencionei, Laura foi bastante influente, apesar de não ter feito sucesso comercial. E nem faria, pois poucos tem a sensibilidade de absorver a beleza da obra de Nyro, ainda mais no país que considera como a melhor cantora da atualidade e a mais popular é a Ivete Sangalo, cantora de potencial rudimentar e repertório bastante medíocre, com direito a inumeras bobagens que só fariam sentido em festa de aniversário de crianças de 4 anos. Pode se considerar Ivete, grosseira, o extremo oposto da delicada Laura.

Voltando ao legado da cantora, várias que eu me lembro, onde pode se notar a influência de Laura Nyro: Fiona Apple, Regina Spektor e principalmente Tori Amos. Tori pode se considerar a filha espiritual de Laura Nyro, pois o trabalho dela é muitíssimo parecido com a obra de Nyro a ponto de fazer nos pensar se Tori não poderia estar continuando a obra de sua mentora. E como Tori foi minha cantora favorita, cheguei a Nyro por meio dela. Digo "foi minha favorita" porque Laura ocupa agora este posto, deixando Tori como minha segunda favorita.

A obra dela também chegou a ser coverizada por vários nomes, como Blood Sweat & Tears, 5th Dimenson (grupo de soul que gravou Aquarius) e Three Dog Night. Um rapper atual, Kanye West, usou uma gravação de Nyro como sampler em uma de suas músicas, alterando a rotação da música. Incrível: ele creditou o sampler. Um meio de divulgar a obra dela, apesar de eu não gostar do hip-hop atual, que, além de chato e monocórdico (do contrário do excelente hip-hop dos anos 80) e além disso, é ultra-comercial e utiliza letras machistas e racistas. Nada a ver com alguém com a sensibilidade de Laura.

A morte de Laura

Coincidência. Eu estava pensando desde anteontem em escrever sobre Laura Nyro, pois estava ouvindo os álbuns dela. Mas, apesar de saber que ela já tinha morrido, tinha me esquecido da data. Mas lendo mais sobre ela para escrever este texto, acabei sabendo de uma coisa. Hoje, 08/04/2009, completam 12 anos que ela foi embora deste mundo, por causa de um cancer no ovário. Nem tinha 50 anos. É triste, pois Laura foi uma compositora fora de série, e que apesar de possuir seguidoras, ela é unica, não existe cópia. E seu trabalho é totalmente original.

Mas a obra dela, cheia de vida, permanecerá para sempre e será ouvida por gerações e gerações, pois a medida que o tempo passa a humanidade vai aprendendo a ser sensível.

Publicado originalmente em 08/04/2009.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canção do Ultraje a Rigor é plágio de música de banda francesa de new-wave

Personagem de novela me fez chorar sinceramente

Eu detesto feriados