Laura Nyro, uma cantora que deixa saudades
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhhPbF2JezlWBr2JpvxyrqCa8xrjjjI5VyaLXJ0IWdSitKaxYDDq9Z2_tQ1FAR8peQ5bWTYLEpmgiy66fTlYXHgXf_5qlcvY29hkMQjgZr-CeUrXr-TL-XA3ayl-S420aklwj6CRDSow2WX/s320/laura-nyro-001.jpg)
Eu estava lendo o livro "1001 discos para ouvir antes de morrer" e um álbum me chamou a atenção. Era o "Eli's & the Thirteenth Confessions" de uma cantora chamada Laura Nyro. No texto falava que ela era influencia de Tori Amos, minha então cantora favorita. Resolvi pegar o álbum pela internet (sou contra a pirataria, mas era a única forma de conseguir o álbum, pois a obra dela é uma raridade) e ao ouvir, parece que levei um soco. Nunca tinha escutado um álbum tão belo. Me apaixonei na hora. Fui procurar saber sobre outros álbuns dela e, cara, a impressão se manteve.
Melodista perfeita, pianista, compositora e arranjadora, Laura tem em sua obra álbuns inesquecíveis, que merecem permanecer na memória da música por zilhões de anos. Mas "Eli's" é seu ábum mais marcante. Ele foi lançado em 1968, época de lançamento de grandes álbuns de intérpretes conhecidos. A década de 60 do século XX com certeza foi a melhor década na música e está insuperável. Essa faixa faz parte do belíssimo álbum e serve de cartão-de-visitas da obra de Laura Nyro: http://www.youtube.com/watch?v=06SNgypxK6s
O trabalho dela é irrotulável. Pode se notar traços de jazz, blues, spirituals (música black religiosa
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgmOm8Z4tI0C18jvJVia7pUFNYpWzkAd5DwsFVzdtgqe967KOwLrYqZwEsCiTYkv0vli_1aY31tZ3nRHawsFwKongntKQbFmGf4r38IP5VhgL8qmm5lxZBU4rJ7sPn4N4LSZwpEpGX40iF7/s320/laura-nyro_album-1968.jpg)
Sua aparência possui uma beleza simples, mas marcante e sedutora. Seu jeito de cantar é bastante sensual e ao mesmo tempo sensível e cativante. É impossível não se emocionar com o jeito de cantar de Laura.
O Legado de Laura Nyro
Como mencionei, Laura foi bastante influente, apesar de não ter feito sucesso comercial. E nem faria, pois poucos tem a sensibilidade de absorver a beleza da obra de Nyro, ainda mais no país que considera como a melhor cantora da atualidade e a mais popular é a Ivete Sangalo, cantora de potencial rudimentar e repertório bastante medíocre, com direito a inumeras bobagens que só fariam sentido em festa de aniversário de crianças de 4 anos. Pode se considerar Ivete, grosseira, o extremo oposto da delicada Laura.
Voltando ao legado da cantora, várias que eu me lembro, onde pode se notar a influência de
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgipY-n9GPcRPz3GOnc3pOhs-WBmFoDO-3gfXu0VqM7iyRfYGCmeMqrc8msnNjEwxQEF0WED-HVnhaACyicf78yXIkyUwubfJchsyNWs2j9KwSyycYRZvJ3AXYDwDhSXX4q6N5DTvUgstIp/s320/tori-amos_discipula_laura-nyro.jpg)
A obra dela também chegou a ser coverizada por vários nomes, como Blood Sweat & Tears, 5th Dimenson (grupo de soul que gravou Aquarius) e Three Dog Night. Um rapper atual, Kanye West, usou uma gravação de Nyro como sampler em uma de suas músicas, alterando a rotação da música. Incrível: ele creditou o sampler. Um meio de divulgar a obra dela, apesar de eu não gostar do hip-hop atual, que, além de chato e monocórdico (do contrário do excelente hip-hop dos anos 80) e além disso, é ultra-comercial e utiliza letras machistas e racistas. Nada a ver com alguém com a sensibilidade de Laura.
A morte de Laura
Coincidência. Eu estava pensando desde anteontem em escrever sobre Laura Nyro, pois estava
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhn_byeiBHzQd_mBRbeBSIsQDOHnVRNa1NX2G1rIMPIt_dX90hfH47sweThLeuEWvCHYDnwZwZcJFx8BsNrFPXatxhgtt5BgXtzERgVblRu20A8fjrQYauvbSo3jxyRVLETiv-Axep7ypt_/s320/laura-nyro-002.jpg)
Mas a obra dela, cheia de vida, permanecerá para sempre e será ouvida por gerações e gerações, pois a medida que o tempo passa a humanidade vai aprendendo a ser sensível.
Publicado originalmente em 08/04/2009.
Comentários
Postar um comentário