Falando sobre uma música: Don't you forget about me



Eu tinha feito uma lista com as 10 mais para a minha amada, (que não me ama) e tinha me esquecido (irônico) de incluir essa música. Mais ironia ainda, pois o título da música significa "não se esqueça de mim" e quando a reencontrei no final do ano passado, passados mais de 20 anos sem se ver, ela disse que não se lembrava de mim. Ugh!

A música foi gravada em 1985, pela conhecida banda Simple Minds, que gosto bastante apesar de não ser fã. 1985 foi o ano em que a Senhora "A" começou a intensificar sua vida social, com inúmeras noitadas. Isso certamente me afastou dela, pois sempre gostei de uma vida mais pacata, sem confusão e essas noitadas eram a oportunidade perfeita para jogar a garotinha no habitat dos lobos famintos. Muitos homens devem ter passado pela vida dela. 1985 era o 15º ano da vida da Senhora "A". Que debutante ela era!

A música foi gravada de encomenda, pois a banda não participa da autoria da faixa. Na verdade ela é tema de um filme, o Clube dos Cinco (the Breakfast Club), dirigido por John Hudges, famoso pelos filmes Pretty in Pink e Ferris Bueller'day off (o famoso "Curtindo a vida adoidado). A equipe responsável pela trilha sonora contratou dois compositores para fazerem a música e depois entraram em contato com Jim Kerr, líder e vocalista do Simple Minds para poder gravar a música.

Don't you forget about me se tornou o maior sucesso do Simple Minds graças a versão personalíssima que eles deram a música, colocando suas características a ponto de fazer-nos pensar de que a música era de autoria do grupo. E o clima da canção encaixou bem na trilha do filme, que conta a história de cinco jovens que são trancados na secretaria da escola por alguma delinquência (cada aluno tem um motivo), no dia em que iriam entrar de férias. Para sair dali, eles tinham que escrever uma redação sobre um tema que não me lembro agora. O filme não tem efeitos, só tem um cenário (a tal secretaria) e se apóia totalmente nos diálogos entre os personagens, coisa bastante rara no cinema de entretenimento americano e mais comum no cinema de arte europeu. Por isso mesmo o filme foi elogiadíssimo pela crítica especializada.

A música Don't you forget about me curiosamente não foi incluída em nenhum album do Simple Minds. E olha que em 1985 eles lançaram um, Once upon a Time. Mas ficou na memória de todos que gostam do bom rock dos anos 80. Jim Kerr, ninguém se esqueceu de você.

Aqui está o video da música com as cenas do filme:



Publicado originalmente em 01/05/2009.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canção do Ultraje a Rigor é plágio de música de banda francesa de new-wave

Personagem de novela me fez chorar sinceramente

Eu detesto feriados