The Beatles em CDs póstumos

Em 1987, 1988 no Brasil, toda a discografia dos bardos de Liverpool foram lançados em CD e as faixas de compactos, não incluídas em nenhum álbum, foram reunidas na coletânea dupla Past Masters.

Porque estou falando disso aqui? É porque hoje, propositalmente no dia 09/09/09 (referência a Revolution #9 do "White Album"), além do lançamento do jogo de videogame The Beatles: Rock Band, toda a discografia da banda está sendo relançada com nova remasterização e com os primeiros títulos pela primeira vez em estéreo. Aliás, todos os estéreos foram corrigidos e aquela excessiva cristalização que George Harrison não gostava foi eliminada.

Os CDs foram relançados com o lamentável estojo digipak (papelão) e possui fotos inéditas em um encarte enfiado numa aba interna do papelão. Apesar disso, cada título avulso não sairá por menos de R$ 30 (Socorro! Pega ladrão!).

Aí me lembrei que desde o relançamento de 1987, sempre se procurou lançar algum título póstumo para tentar manter a Beatlemania viva. Todos lançados pela Apple/EMI. Vamos recapitular:
1987 - PAST MASTERS: As faixas avulsas de compactos e que só compareciam em coletâneas foram reunidas em dois CDs neste álbum.
1994 - LIVE AT THE BBC: As sessões de rádio na famosa emissora briitânica, trasmitidas durante o início de carreira da banda estão neste CD duplo, totalmente em mono.
1995 - ANTHOLOGY: Para acompanhar o especial de televisão, posteriormente lançado em 8 DVDs, um monte de raridades foram reunidas em três álbuns duplos (6 CDS!!!).
1999 - YELLOW SUBMARINE SOUNDTRACK: Uma edição diferente da trilha do famoso desenho com as outras faixas dos Beatles que tocaram no filme no lugar das instrumentais de George Martin.
2000 - 1 (COLETÂNEA): Um "Best of" dos Beatles com faixas conhecidas que serve de introdução para quem não conhece (quem?) o trabalho da banda.
2003 - LET IT BE NAKED: Paul McCartney sempre se mostrou insatisfeito com o resultado do Let It Be original, único álbum da banda produzido não por Martin, mas pelo inventor do "Wall of Sound" Phil Spector. Aí, em 2003, se decidiu re-editar o álbum do jeito que Macca queria, sem orquestrações e com a sequência alterada, além da substituição da vinheta cantada em ritmo de skiffle Maggie Mae por Don't Let Me Down, já incluida no Past Masters.
2006 - LOVE: Esse trabalho foi feito em parceria como famoso Cirque Du Soleil, famoso por dar uma cara ultra-moderna a arte circense. A equipe do circo montou um espetáculo inspirado nas músicas dos Beatles, chamado Love, e para isso foi montado uma espécie de coletânea em que a ordem das musicas seguisse a do espetáculo. Agumas faixas foram "casadas", formando medleys, já que o roteiro do espetáculo exigiu isso. Também foi lançado em DVD, com o making of do espetáculo.




Bom vou ver se compro algum dos títulos remasterizados e tentar guardá-los em estojos normais, com as capas das edições de 1987. Pelo menos em sonoridade vou sair ganhando.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canção do Ultraje a Rigor é plágio de música de banda francesa de new-wave

Personagem de novela me fez chorar sinceramente

Eu detesto feriados