Está começando o Festival de Verão de Salvador

Neste momento está acontecendo a 12ª edição do Festival de Verão, em Salvador/BA. Um festival feito nos moldes do Rock in Rio, só que um pouco menor, mas com pequenos palcos paralelos. É montada uma pequena infra-estrutura de comércio no Parque de Exposições, onde acontece o citado festival. O evento em si seria bem divertido, se as atrações também fossem.

Eu fui em algumas edições do festival, quando morava lá, em um ou dois dias cada, quando tinha mais de duas atrações interessantes para assistir. Mas como todo mundo sabe, o festival é utilizado para servir de vitrine para os mercenários da axé-music, que aproveitam para aumentar seu próprio status em um festival de maior projeção. O festival é para eles. O resto atua como coadjuvante.

Pior que até em coadjuvantes o festival vem decaindo de qualidade, a medida que o preços do ingresso aumenta. breganejos, forrozeiros de araque, emos, e quejandos. Fica difícil assistir a algum show que preste. O festival resolveu incluir atrações internacionais, mas quem vem geralmente são nomes do quinto escalão ou hasbeens, nomes em franca decadência criativa ou midiática (ou ambas). Mas como eu falei em outro tópico, brasileiro se deslumbra com qualquer estrangeiro. E os decadentes sabem disso, pois são mais amados aqui do que em seus países.

É uma pena que o festival esteja decaindo em prol de ambições financeiras. Pior que o Festival Planeta Atlantida, na Região Sul do país, que surgiu como um festival de rock, tenha copiado o Festival de Verão de salvador nessa decadência. Vários popularescos estão agendados para tocar por lá.

E a nossa música legítima e a música brasileira de qualidade ficam sem espaço para mostrar o seu verdadeiro valor. Os picaretas estão no poder e não há quem os tire.

Festival da mistura? Só se for mistura de merda: merda de cavalo com merda de cachorro, com merda de porco, merda de elefante, de rato, cocô de passarinho e por aí vai...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canção do Ultraje a Rigor é plágio de música de banda francesa de new-wave

Personagem de novela me fez chorar sinceramente

Eu detesto feriados