O Carnaval de Recife

Aparentemente não sou chegado a festas. Na verdade gosto muito de festas. Só não gosto de bebedeira, de brigas, de confusão e de sair de madrugada, correndo riscos. Também não sou fanático por festas. Reconheço a importância das festas, mas não as coloco em outros contextos. Substituir assuntos sérios com festas é que acho absurdo e que muita gente tem feito nos últimos anos. É isso que critíco. Mas festas, quando sadias e em momentos de ócio, sempre são bem vindas.

Sobre Carnaval, o único que eu gosto é o de Recife, pois os outros carnavais tocam tipos de música que não aprecio. Rio e São Paulo aparecem com os modorrentos Sambas de Enredo que parecem uma música só, apenas com a letra mudada. Nas outras regiões, ritmos popularescos que cheiram a picaretagem e o mercenarismo puro. Sobrou então o de Recife.

O Carnaval de Recife é o único que ainda resta alguma coisa de realmente cultural e artístico, já que o mercenarismo, trazendo a ânsia de ganhar dinheiro, tomou conta da festa momesca. Chega a ser risível falar em cultura carnavalesca nos dias de hoje. As pessoas ainda gostam de se referir ao termo "cultura", porque "dá status". Mas dá para ver que não vai muito além de dinheiro encharcado com bebidas alcoólicas. Mas em Recife há uns resquícios de cultura.

Frevo é legal, mas o que me atrai mesmo é o maracatu, ritmo que aprendi a gostar graças a genialidade do excelente Nação Zumbi e do seu eterno lídere saudoso Chico Science, pessoa querida que faleceu há 13 anos. O maracatu é caracterizado por batidas fortes e som bem denso e ritmado, e bem contagiante. Nas vocais permite a utilização de criativos repentes e as letras falam da realidade do povo do sertão pernambucano.

Sempre me simpatizei com Recife e o povo pernambucano. Para mim é o povo mais evoluído da Região Nordeste (di-vi-nha quem é o mais atrasado? Pois quem é teimoso sempre empaca). Os recifenses, talvez por terem sido "invadidos" da mesma forma, por franceses e holandeses, como o Rio de Janeiro, assume as mesmas características da região sudeste em sua cidade, principalmente no sistema de transporte.

Talvez se eu morasse em Recife estivesse saindo para pular em algum lugar.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canção do Ultraje a Rigor é plágio de música de banda francesa de new-wave

Personagem de novela me fez chorar sinceramente

Eu detesto feriados