Os 50 anos de Renato Russo

Hoje se comemora os 50 anos de um nome, que junto a Cazuza e Chico Science, era dos últimos intelectuais da música brasileira (infelizmente todos falecidos), Renato Manfredini Júnior, o Renato Russo.

De trajetória ímpar, Russo foi um importante nome da cena punk brasiliense, embora ele tivesse nascido no bairro da ilha do Governador, no Rio de Janeiro. Curiosamente Brasília, a cidade que o acolheu também completa neste ano, 50 anos, quase um mês depois dos 50 de Renato.

As letras de Renato Russo eram diretas, com franqueza quase agressiva. Russo não enrolava, dizia o que deveria ser dito. A boa amostra do trabalho dele está em toda a discografia da Legião Urbana, para mim a melhor banda surgida no Brasil. A carreira solo de Russo privilegiou mais músicas alheias, dando férias a função de compositor. Mas a bela voz e as fartas informações musicais, o faziam recriar as canções.

Russo faz muita falta nos dias de hoje, quando a música aparece infectada pela mediocridade do mercenarismo musical de empresários gananciosos e da mediocridade artística de que quer, mesmo sem assumir, usar a música apenas para ganhar dinheiro fácil.

Renato Russo, parabéns!!! Não sabe como continuamos precisando de compositores como você. Saudades!!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canção do Ultraje a Rigor é plágio de música de banda francesa de new-wave

Personagem de novela me fez chorar sinceramente

Eu detesto feriados