Os 60 anos de Karen Carpenter

Hoje seria o aniversário de seis décadas da cantora e baterista da dupla estadunidense The Carpenters, Karen Carpenter, que junto ao seu irmão mais velho Richard, alegraram muitas gerações com suas canções bobinhas, inócuas, mas emocionantes. Nunca foram culturais ou intelectualizados. Queriam apenas nos divertir com suas canções românticas, e só. Mas falemos de Karen.

Karen tinha uma das mais belas vozes já vindas de uma mulher. Musicalmente não se tem o que falar muito dos Carpenters, que faziam basicamente música romântica e tinham uma atitude bastante carola. Atitude que posteriormente se revelou falsa, com o divórcio não-amigável de Karen em 1981, que resultou em depressão e consequentemente na anorexia nervosa que a mataria depois. Karen é a vítima mais famosa da doença e até hoje é frequentemente citada quando se fala em anorexia.

A depressão por causa do divórcio a fez perder a auto-estima. Ela passou a não se achar bonita. Mas logo ela, que era uma morena de encher os olhos, com vozeirão, rosto lindíssimo e padrão de beleza na época. Todas as garotas queriam ser Karen e todos os meninos queriam ter Karen. O que a depressão pode fazer com uma pessoa.

Aí em 1983, em 4 de fevereiro, sua bela voz se calou. A luta dela contra a doença tinha sido perdida. Foi lançado um álbum póstumo, Voice of The Heart e desde então, inúmeras coletâneas. Ano passado saiu uma em comemoração dos 40 anos de carreira.

Gosto de várias músicas dos Carpenters, apesar de não me considerar fã. Admiro a beleza que Karen tinha. Era uma bela mulher, belíssima. E todos sabiam disso. Só ela que não sabia.



--------------------------------------
CURIOSIDADE: As melhores músicas gravadas pelos Carpenters são as de autoria de Burt Bacharach e as escritas por Richard Carpenter, com letra de John Bettis. Quem é John Bettis? Os fãs de Michael Jackson devem conhecê-lo muito bem. Human Nature, gravada pelo falecido astro, foi composta por Steve Porcaro, baterista do Toto (uma espécie de Roupa Nova ianque), com letra do mesmíssimo John Bettis. Isso foi apenas uma curiosidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canção do Ultraje a Rigor é plágio de música de banda francesa de new-wave

Personagem de novela me fez chorar sinceramente

Eu detesto feriados