Tributo a Renato Russo através de duetos fictícios

Detesto esses "duetos" póstumos em que se coloca um cantor para cantar com uma gravação de um artista morto. Para mim, isso é uma forma de remix, e bem picareta. No Brasil, a primeira picaretagem deste tipo se deu com o cantor brega Paulo Sérgio. Mas no brega, tudo bem, já que neste caso a picaretagem está até mesmo na própria música. Brega é uma música picareta por excelência. Mas fazer o mesmo com o grande compositor-intelectual Renato Russo é uma ofensa sem tamanho.

A coletânea de duetos deveria ter sido limitada aos queforma gravados com ele vivo. Mas pessoalmente, eu acho que é uma forma tosca de homeageá-lo. Lançar um caixote-coletânea com todas as raridades que ele gravou, sozinho ou acompanhado (sobretudo com a Legião urbana) seria melhor. Até o lançamento que aconteceu ano retrasado das gravações da fase "Trovador Solitário" é uma homenagem muito mais dignificante. Já esse tri-puto, francamente. Renato não merecia isto.

É uma forma mesquinha e desonesta de lucrar às custas de um verdadeiro artista que nos deixou uma obra única (literalmente, diga-se de passagem) e que muitas vezes nos ensina como deveríamos enxergar as coisas que estão ao nosso redor.

Russo deve estar chateado no mundo espiritual, com esse verdadeiro insulto travestido (eu disse, travestido) de homenagem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canção do Ultraje a Rigor é plágio de música de banda francesa de new-wave

Personagem de novela me fez chorar sinceramente

Eu detesto feriados