Mitos da Bahia nunca irão salvar as vitimas da chuva

Salvador é uma cidade mitológica, tudo de bom que supostamente existe na cidade é pura crença, lançada de gerações em gerações e que o povo é obrigado a crer para se sentir feliz e realizado. Um desses mitos acaba de ser derrubado: de que nunca há chuvas em Salvador.

Salvador é considerada paraíso, justamente por causa do clima ensolarado, o que facilita a crença em outros mitos que só podem ter sua existência a céu aberto, com muito calor.

Mas o sol, grande patrono da mitologia baiana, resolveu não dar as caras nesses últimos dias, em que aconteceram chuvas gigantescas, densas e que alagaram a cidade quase toda, inclusive as "intocáveis" áreas nobres. Chuvas como essa não aconteciam na época que comecei a morar na cidade e forma aparecendo aos poucos nos últimos anos que morava lá.

Mas não pense que alguma canção de axé, algum "rebolation" ou um orixá ali, um ACM aqui vai salvar Salvador (salvar Salvador, essa é boa...) dessa chuvarada toda, não.

A capital baiana é predominantemente suburbana e pobre. A área realmente urbana só ocupa cerca de 40% do município. Há muitos bairros com infra-estrutura precária, sobretudo nas localidades mais distantes. A maior parte da população vive na pobreza extrema, quase na indigência. Sentem na pela o descaso das autoridades locais que estão apenas interessadas em pensar no tema do carnaval do próximo ano. E caí barranco, cai barraco e as autoridades tentam encontrar mil desculpas e resolver o problema de forma mais precária possível, um armengue, como se diz na gíria local.

As pessoas deveria amadurecer o seu ponto de vista sobre a capital baiana, que, infelizmente é tratada como se fosse a "Disneylândia brasileira". Salvador tem muitos problemas e vários deles são escondidos pelas autoridades, pela mídia, por crenças locais e por regras sociais.

Se é considerado antipático aquele que fala sobre os defeitos da capital baiana, acho melhor reprensar isto. Ou o povo local vai continuar sofrendo eternamente, esperando que algum mito fantasioso o tire da miséria.













--------------------------------------------------------------------
OBS: Todas as áreas dos vídeos conheço pessoalmente. E triste saber que ruas por onde andei chegassem a este estado deplorável. E as autoridades ainda acham carnaval e outras festividades mais importantes que fazer obras para prevenir desastres como este. A chuva tá ruim? Tome carnaval, tome "São João", tome copa do mundo e tome qualquer circo, que acabará sendo "dos horrores" se continuarem enganando a população com divertimentos dispensáveis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canção do Ultraje a Rigor é plágio de música de banda francesa de new-wave

Personagem de novela me fez chorar sinceramente

Eu detesto feriados