Os 50 anos de Bono Vox

Hoje, o vocalista, líder e letrista da minha banda favorita, a U2, Paul Hewson, conhecido por todos como Bono Vox, completa meia década. Como fã, eu não poderia deixar de mencionar isto.

Bono é um grande vocalista e letrista. Sua voz, de afinação quase aguda, é bastante peculiar e agradável de se ouvir. Ele canta com emoção e demonstra acreditar naquilo que canta, o que é óbvio, já que ele é o autor das letras. E que letras! Palavras muito bem escolhidas e que se encaixam perfeitamente nas melodias compostas por ele e pelos outros membros da banda. Mas até mesmo nos covers, Bono cantacom desenvoltura, transformando qualquer música de outro autor em uma música do U2.

Ah! Não poderia deixar de falar na politização de Bono. Desde os anos 90, ele não escreve muito letras politizadas, mas nos bastidores e até na vida pessoal, costuma se envolver em atividades que possam conscientizar a população e gerar mais renda e melhores condições de vida a todos, sobretudo os desfavorecidos. Quem acompanha a carreira da banda desde o início (não é meu caso, a banda surgiu em 1976 e a conheci em 1983), sabe que politização era o tema mais frequente nas letras mais antigas compostas pelo irlandês e isso não é nenhuma hipocrisia.

Portanto, parabéns ao Bono Vox. Que ele continue cantando e nos encantando com suas belíssimas músicas de perfeitas melodias e cativantes letras. Que ele possa vivar mais 50 anos para que gerações possam usufruir da arte (mesmo!) que ele é capaz de compor.

Feliz aniversário, Paul Hewson, poeta e amigo da humanidade!!!!


------------------------------------------------------
OBS: Esse vídeo não é do U2. É da banda Clannad, também da Irlanda, que é liderada por Maire Brennan, irmã da cantora Enya e que é influenciada pela música folclórica da Irlanda (o famoso som celta que pode ser observado em "Drowning Man", do álbum "War", do U2). O conterrâneo Bono foi convidado para acrescentar sua voz a essa música, na minha opinião, uma das mais belas que já ouvi em minha vida. Ah, Bono não participa da autoria desta música do clannad.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canção do Ultraje a Rigor é plágio de música de banda francesa de new-wave

Personagem de novela me fez chorar sinceramente

Eu detesto feriados