Baixa Estação

Saí hoje ao centro do Rio de Janeiro, no outro lado da "poça" para tentar encontrar o cd As Quatro Estações, de 1989, gravado pela banda Legião Urbana. Eu tinha o disco, mas como dei para um amigo meu, fãzaço da Legião, que perdeu o cd em um assalto, e também porque achava que toda a discografia da banda permaneceria eternamente em catálogo, decidi comprar outra cópia para mim. Escrevi sobre o álbum no aniversário de 20 anos do mesmo.

Fui em várias lojas e nada do tal cd. Na Saraiva da Rua do Ouvidor até tinha a discografia toda, menos justamente o título que eu queria. Em outras lojas não se encontrava cópia do disco, nem usado ou pirata. Parecia que o tal cd não existia.

E o incrível é que é o cd mais popular da Legião Urbana e que contem o maior hit, País e Filhos.

Me lembro quando o álbum foi lançado. Ele foi um divisor na carreira da banda, pois falava mais da humanidade e menos sobre política e a agressividade punk foi trocada por uma suavidade melódica de emocionar. Uma obra-prima. Gosto bastante deste disco, tem letras bem reflexivas e melodias comoventes. A música que mais gosto da banda Sete Cidades, é deste disco.

Não sei porque cargas d'água , a EMI não quis manter este cd em catálogo. Para enganar a população, resolveu manter em catálogo (e não ia) a "versão ao vivo" do álbum, As Quatro Estações Ao Vivo e tratou de relançar a coletânea de mesmices adequadamente denominada de Mais do Mesmo, só que numa horrenda embalagem de digipac (papelão). Os cupins irão amar esta embalagem.

Fazer download gratuito do álbum não tem graça, pois valorizo todo o trabalho gráfico do álbum. Aliás, poderia copiar do cd que dei para o meu amigo, mas prefiro não fazer isso. Não tem a menor graça.

Poderia até tentar comprar pela internet, mas gosto de escolher a cópia do cd, para ter a certeza que está tudo direitinho. Comprei uma coletânea do Barão Vermelho pela internet e tive que me conformar com a contracapa amassada.

Tomara que a EMI volte atrás e reponha o álbum. As gravadoras tem que saber que se ninguém está comprando cds é por causa dos preços abusivos que são cobrados pelos mesmos. Afinal, ninguém vai deixar de comer para gastar 40 reais em um cd.

Se EXISTEM CANÇÕES, existe o álbum, oras.

Relance o álbum As Quatro Estações da querida Legião Urbana, por favor! Relança, vai!



--------------------------------------
NOTA: Pior que nem na internet o álbum está a venda. Ou ele não aparece ou está "indisponível", nas maiores lojas virtuais do país.

Para piorar mais ainda, o site oficial da gravadora EMI, no Brasil está fora do ar, razão pela qual coloquei o enderço da matriz britânica no link referente a ela.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canção do Ultraje a Rigor é plágio de música de banda francesa de new-wave

Personagem de novela me fez chorar sinceramente

Eu detesto feriados