Hoje eu vou me esconder

Sou um fugitivo. Nada fiz de mal. Pelo contrário, só quero o bem das pessoas e cumpro bem minhas responsabilidades. A lei não é justa, mas mesmo assim eu a sigo. Não dá para discutir com ignorantes que estão em posição privilegiada. Mas mesmo assim eu fujo e me escondo.

Não. Não tenho vergonha de mim. Tenho boa aparência. Sou legal e agradável. Nem tenho vergonha dos outros. Dos bons, tenho admiração, dos não tão bons, cautela. Vergonha? Nem é a palavra adequada.

Mas porque estou fugindo? Porque me escondo debaixo desse cobertor?

Não tenho ninguém me seguindo. Nenhum cobrador vem me lascar mais uma moeda. Não provoquei nenhuma briga séria com ninguém. Por que me escondo?

Ah, hoje. Vão dizer que me escondo da imensa alegria coletiva. Como, se não vejo alegria? A verdadeira alegria? Eu não vejo. Taí, me escondo da tristeza. Hoje é um dia triste. Muito triste.

Triste porque a alegria falsa, gerada pelas grandes antenas, emissoras de idéias nem sempre confiáveis, irá dominar este lugar. Uma alegria falsa, que toma o lugar da verdadeira alegria nunca alcançada por algum mortal.

Mas eu conheço a verdadeira alegria. Talvez só eu conheça a verdadeira alegria. Sou feliz e tenho certeza que sou feliz. Então porque me escondo?

Me escondo dessa falsa alegria. Dessa alegria vampiresca que suga toda a nossa energia positiva convertendo-a em embriaguez e muita ilusão. Para tudo terminar na verdadeira tristeza. Eu não quero isso.

Por isso, escondido, me mantenho protegido, eu e minha verdadeira alegria. Só eu e ela. Pois a minha verdadeira alegria é meu patrimônio, meu combustível, minha razão de ser.

Eu sou feliz. Se você quiser compartilhar a minha verdadeira alegria, terá que se esconder, como eu. Fugir de toda as promessas que não trazem resultados.

Porque ser feliz é estar em paz. E a paz nada tem a ver com o estridente ruído de berros e explosões. Isso lembra muito uma guerra. E de guerras sempre é melhor se esconder.

E num certo dia, quando essa guerra acabar, não precisarei mais me esconder. E viverei feliz, com a minha verdadeira alegria de não confiar em falsas promessas.

A minha verdadeira alegria é o meu patrimônio.

"Onde encontrou?" - perguntarão os tolos - "Num copo de cerveja?"

Não - respondo tranquilamente, sem rancor. Cervejas só trazem alegrias falsas. Tolo quem acha que cervejas trazem a felicidade.

Eu encontrei a minha verdadeira alegria dentro de meu cérebro, dentro de meu coração - dentro de minha alma.

A verdadeira alegria vem de mim mesmo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canção do Ultraje a Rigor é plágio de música de banda francesa de new-wave

Personagem de novela me fez chorar sinceramente

Eu detesto feriados