José Saramago faleceu

Uma das mentes mais progressistas e brilhantes dos últimos tempos parou de funcionar. O escritor e intelectual português José Saramago acaba de desencarnar nesta manhã, após um mal estar. Meses atrás ele estava internado em um hospital. A doença não foi revelada.

É uma pena, já que ele, socialista assumido, era um crítico feroz do capitalismo e de todas as suas mazelas e escreveu uma obra que é uma metáfora à alienação, Ensaio Sobre a Cegueira. Saramago encerra sua vida logo em numa época em que todo ficam "cegos" por causa da maldita copa. E a seleção portuguesa irá encarar os amarelados no próximo dia 25 (um jogo em que os "burros" jogarão contra os burros).

Saramago (que é a negação absoluta da cruel e equivocada piadinha de que todo português é burro) fará falta em nosso mundo. Mas como as suas ideias têm consistência e utilidade, (do contrário que muita coisa excessivamente valorizada pela mídia e pela população) ficarão para sempre.

Vai, amigo. Obrigado por tudo.

--------------------------------------------------------
NOTA: Saramago, como eu, também não gostou do Twitter. Ele tinha dito que o exageradamente valorizado site de relacionamentos, caracterizado por textos curtos e por isso mesmo, não para de atrair a atenção de pessoas de baixo nível intelectual e/ou que não gostam de ler e escrever, era um passo de volta ao grunhido. Mais uma sacada do genial Saramago. Pessoas como ele sempre fazem falta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canção do Ultraje a Rigor é plágio de música de banda francesa de new-wave

Personagem de novela me fez chorar sinceramente

Eu detesto feriados