Disco que impulsionou decadência do rock brasileiro completa 15 anos

Geralmente a gente comemora aniversários agradáveis quando falamos em lançamentos de discos. Mas hoje faremos diferente. Vamos comemorar algo desagradável. Nesta semana completam-se os 15 anos de lançamento do único álbum de carreira do grupo humorístico-brega Mamonas Assassinas, que rompeu a fronteira entre a cultura jovem e a "cultura" brega, curtida pela ralé de baixa instrução.

Tudo bem se os Mamonas, mortos num acidente aéreo em pleno auge do sucesso, ficassem limitados ao humor. O humor deles também era ruim, mas pelo menos servia para justificar a existência do grupo. O que incomoda é que eles foram levados à sério, principalmente pelas classes mais baixas e com pena destas, outras classes decidiram romper a fronteira que separava o que era válido e o que era ridículo na música. Os jovens passaram a curtir a música brega, tão ridicularizada (com justiça) pelos jovens de gerações anteriores.

E não é só. O rock brasileiro, além de cair numa impopularidade que crescia sem freio, acabou por gerar um monte de bobagens que contribuíram para a decadência do gênero, começando por cretinices como Baba Cósmica, Velhas Virgens, Virgulóides, passando por Charlie Brown Jr., Raimundos, CPM 22 e descambando no NX Zero, Fresno e nos Restarts que estamos cansados de ouvir.

Os Mamonas acabaram morrendo. Mas como bactérias, cada integrante se dividiu e virou uma banda, que repetiu a divisão até se tornar no cenário decadente do rock, tranquilizando as classes dominantes, já que não haveria mais a salutar rebeldia das letras conscientizadoras.

A música brega e o rock ruim mantém até hoje a juventude em inércia total. Hoje os jovens brasileiros não querem melhores condições de vida muito menos acabar com a corrupção e as injustiças sociais em nosso país. Só querem o brega troglô-soft do Neymar na "seleção" e a taça do hexacampeonato em uma estante na CBF. Para os bestas, isso já significa felicidade.

Que estrago os Mamonas fizeram! Eles morreram fisicamente, mas não se esqueceram de antes assassinar a criatividade, a arte, a lógica e principalmente, o bom gosto.

-----------------------------------------------------
NOTA: Repararam que o estilo de humor dos Mamonas é exatamente o mesmo do Pânico na TV? Besteirol vazio e sem sentido (além de sem graça) para as pessoas rirem sem motivo, tirando seus cérebros da cabeça e colocando em um copo d'água, feito dentaduras fora de uso. Por isso que muitos gostam desse tipo de humor. Pessoas de mau gosto sofrem quando tem que ativar seus cérebros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canção do Ultraje a Rigor é plágio de música de banda francesa de new-wave

Personagem de novela me fez chorar sinceramente

Eu detesto feriados