Natal e Solidão

Muita gente vive dizendo que o Natal representa um época de solidão para muita gente. Muitos se sentem mais solitários nesta epoca. Eu não. Para mim as épocas em que me sinto mais solitário são o Dia dos Namorados e mais ainda as Copas do Mundo de Futebol. Nestas épocas é que me vejo isolado e abandonado, esquecido por todos.

Mas no Natal, pelo contrário. A aura altruísta da época natalina me alegra. Somado a isso, a proximidade com o ano novo enche o coração - e a mente - de esperança, pelas novas oportunidades que estão por vir. Segundo o espiritismo, é a época do ano em que a energia no planeta está melhor, havendo mais energia positiva (do contrário que o Carnaval que, pasmem, apesar de estar associado à alegria, é a época de mais energias negativas observadas no planeta).

O sentimento de altruísmo faz com que sintamos um só. A humanidade se une e o sentimento de solidão desaparece. A troca de presentes, apesar de fútil, ajuda a dar a noção de altruísmo às pessoas endurecidas, que com o amadurecimento espiritual, possam passar um dia a ajudarem de verdade as pessoas mais necessitadas.

Por isso não vejo o Natal como época de solidão. Vejo como época de união. Mesmo estando sozinho em uma casa (no próximo ano estarei, provavelmente - por força do trabalho), me sinto incluído na sociedade por participar do sentimento de amor ao próximo que, ausente em quase todo o ano, encontra a sua plenitude nos festejos natalinos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canção do Ultraje a Rigor é plágio de música de banda francesa de new-wave

Personagem de novela me fez chorar sinceramente

Eu detesto feriados