Natal e Solidão
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj_n0RuCZWz6NIlLm7dZOa7_YdcmxsdjpeKlMxf8hVvI7BegZxRk8v1cB-r6wd-bfm-VPM0AyHbVz5qXjYZ2ZWodANTmzo6A_xSfzHePmqLjcjk9xkX6CzAWIHp80O7rBMDVTgOVtZmKCw/s400/feliz-natal.jpg)
Mas no Natal, pelo contrário. A aura altruísta da época natalina me alegra. Somado a isso, a proximidade com o ano novo enche o coração - e a mente - de esperança, pelas novas oportunidades que estão por vir. Segundo o espiritismo, é a época do ano em que a energia no planeta está melhor, havendo mais energia positiva (do contrário que o Carnaval que, pasmem, apesar de estar associado à alegria, é a época de mais energias negativas observadas no planeta).
O sentimento de altruísmo faz com que sintamos um só. A humanidade se une e o sentimento de solidão desaparece. A troca de presentes, apesar de fútil, ajuda a dar a noção de altruísmo às pessoas endurecidas, que com o amadurecimento espiritual, possam passar um dia a ajudarem de verdade as pessoas mais necessitadas.
Por isso não vejo o Natal como época de solidão. Vejo como época de união. Mesmo estando sozinho em uma casa (no próximo ano estarei, provavelmente - por força do trabalho), me sinto incluído na sociedade por participar do sentimento de amor ao próximo que, ausente em quase todo o ano, encontra a sua plenitude nos festejos natalinos.
Comentários
Postar um comentário