A diferença entre a arte e o entretenimento

Com o emburrecimento da humanidade causado pela mídia, que a serviço dos grandes capitalistas, não tem interesse nenhum em educar ninguém (só aquela educação mecânica, técnica, para o mercado de trabalho), está havendo um desinteresse da população pela verdadeira arte e o hábito de colocar o entretenimento no lugar, como se fosse cultura superior.

Muitas polêmicas têm surgido por causa disso e pelo fato dos mais intelectualizados (talvez por impaciência, não por burrice) acharem que tudo que é entretenimento é ruim. Ser artístico ou ser divertido nada tem a ver com qualidade. São setores diferentes e pode haver qualidade em ambos. Só que a qualidade é obrigatoriamente relacionada com o seu objetivo.

Aí encontrei uma analogia interessante que vai ajudar a acabar com as dúvidas entre o que é arte e o que é entretenimento: através da diferença entre comida nutritiva e comida gostosa.

A arte é a comida nutritiva, que pode ser gostosa às vezes, mas muitas vezes não agrada. Mas quem come, sempre estará melhor alimentado e sadio(informado, esclarecido, no caso da arte).

Já o entretenimento é representado por aquelas guloseimas, fast food, que são sempre gostosas, mas nunca nutrem o suficiente. Alguns podem até não fazer mal (digamos que o popularesco seja a guloseima estragada, fazendo mal), mas nunca alimenta o suficiente. Quem consome apenas comida gostosa pode ficar anêmico (alienado, no caso do entretenimento) e vulnerável à muitas doenças.

Portanto, vamos usar essa analogia para acabar com as dúvidas:

Arte = comida nutritiva (legumes, verduras, frutas e similares)

Entretenimento = comida gostosa (fast food e guloseimas)

E assim, poderemos tentar melhorar o nosso nível cultural, assim como vamos nos alimentar melhor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canção do Ultraje a Rigor é plágio de música de banda francesa de new-wave

Personagem de novela me fez chorar sinceramente

Eu detesto feriados