Coppola diz que arte deve ser anti-comercial

ESPREMENDO A LARANJA: O pai da alternativa cineasta Sofia Coppola, apesar de ter participado da produção e direção de vários filmes claramente comerciais, teve que reconhecer aquilo que sempre acreditei: arte e dinheiro não se combinam.

Tenho a absoluta certeza de que o dinheiro estragou a arte e hoje em dia se temos música e filmes de má qualidade é justamente por que permitiram essa associação. E infelizmente, acaba gerando uma confusão que acaba por colocar o descartável no lugar do eterno, fazendo com que algo feito para distrair durante cerca de 3 minutos, dure a eternidade, ganhando um respeito que não é mérito seu.

Agora que o estrago foi feito, não adianta os "artistas" ficarem dizendo que são "anti-comerciais", que fazem música "porque gostam", que "tem autonomia", que são "independentes" e outros papos furados do tipo. A música comercial, de mercado, formatada para gerar dinheiro e que foi incessantemente divulgada nas rádios e TVs há mais de 60 anos foi a "escola de música" dessa "galera" toda que se encontra em evidência, uma turma sem referências culturais sólidas e totalmente desinformada sobre a historiografia musical que existiu até agora, se limitando a adotar como influência aquilo que estava em evidência na mídia mais popular.

Somente muita pesquisa, senso crítico e abnegação absoluta das convicções estabelecidas é que poderá fazer com que saibamos separar a boa arte, mais intelectual e por isso mais perene da "arte" mediana, na verdade, o entretenimento puro, descartável e feito para gerar lucros e divertir as massas sem compromisso estético ou intelectual.

Vejam o que o famoso cineasta falou sobre o comercialismo na arte.

Copolla Defende Download de filmes e músicas

Francis Ford Coppola, cineasta, em entrevista ao site 99% - 31 de janeiro

Talvez os estudantes estejam certos. Eles devem poder baixar músicas e filmes. Eu vou levar um tiro por dizer isso, mas quem disse que arte tem que custar dinheiro? E, consequentemente, quem disse que artistas têm que ganhar dinheiro?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canção do Ultraje a Rigor é plágio de música de banda francesa de new-wave

Personagem de novela me fez chorar sinceramente

Eu detesto feriados