Quais são os gêneros? Provavelmente você irá errar

Estas duas músicas são de 1981, portanto neste ano completam 30 anos de lançadas. Uma é "Spirits in The Material World", do Police, composto por Sting e outra é "Bete Davis Eyes", gravada por Kim Carnes, e composta pelas cantoras Donna Weiss e Jackie DeShannon. A versão de Carnes é uma regravação da original gravada por DeShannon.

Gosto bastante de ambas (embora no caso de Kim Carnes seja a única música que gosto dela; já o Police é uma de minhas bandas favoritas). Mas o fato de serem de 1981 não é a única coisa em comum.

Ambas representam o que poderíamos chamar de "pegadinhas" musicais. Ambas tem forte arranjo de sintetizadores (muito em moda naquele ano) e poderiam se passar por technopop numa boa.

Mas não são technopop. Se nos lembrarmos de que o que classifica um gênero é a batida e o ritmo, vamos perceber que "Spirits..." do Police é um Ska legítimo, ritmo que deu origem ao reggae. Police sempre foi marcado por misturar rock new-wave com ritmos jamaicanos.

Já a regravação de "Bete Davis Eyes" é claramante um country. Isso mesmo, chamem as vacas, os frangos e as ovelhas e loquem um filme com John Wayne, comendo bolo de fubá. É um baita country. A cantora da versão original e uma das compositoras já serve como pista: Jackie DeShannon é uma famosa cantora country. Carnes normalmente é uma cantora de música romântica, bem baba mesmo, para chorar.

Essas duas músicas mostram que dá para inovar um gênero alterando os arranjos usando instrumentos diferentes. Imaginem ambas as músicas com os arranjos tradicionais dos gêneros e me digam se eu não estou certo?



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canção do Ultraje a Rigor é plágio de música de banda francesa de new-wave

Personagem de novela me fez chorar sinceramente

Eu detesto feriados