A partir de hoje, eu sou um quarentão

No dia 21 de março de 1971, às 10:40 da manhã, na cidade de Florianópolis, Estado de Santa Catarina comecei esta que pode ser chamada de vida. Portanto, hoje, entro na casa dos 40, a mítica faixa etária que inicia a meia-idade.

Não me considero jovem, apesar de aparentar menos idade em meu visual. Jovem nem é "estado de espírito" como dizem. Não sou jovem, nem de corpo, nem de espírito. Nem jovem, nem velho. Apenas meia-idade.

Eu considero como idade o tempo de vida. Não vivi muito para ser considerado velho e nem pouco para ser considerado jovem. Mas sabem de uma coisa? Ser jovem mesmo, com aquilo que mais caracteriza a juventude, é ter oportunidades. Uma fartura de oportunidades: é o que considero a maior - e melhor - caraterística da juventude. E isso eu não tenho mais.

Graças a meu alto grau de TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) - hoje sob controle - amadureci tardiamente e não pude aproveitar das oportunidades que me apareceram na juventude. Só me considerei pronto para a vida adulta aos 30. Mas aí muitas "portas" se fecharam. Outros mais espertinhos tomaram o meu lugar nas oportunidades.

O mercado de trabalho valoriza muito a juventude. Não se vai em uma entrevista de emprego com aquela cara de quem cometeu um crime (não ter experiência profissional em uma área aos 40 é um "crime"). Minha experiência profissional foi em bicos, vendas e na minha participação como supervisor no Censo de 2000. Nenhum com carteira assinada.

Na juventude também é onde se encontra uma grande quantidade de mulheres disponíveis para se conquistar ( a partir dos 25 vão se rareando as mulheres sozinhas), além da ausência das exigências rígidas que as mulheres fazem na vida adulta. E hoje, quantas mulheres sozinhas existem para quem tem 40? Com certeza não muitas. Como elas são e o que elas tem a oferecer? Oferecer? Sim, porque elas vão exigir muito, se preparem.

Ah, e seu organismo não é mais o mesmo. Dores nas costas ficam mais frequentes. Como tenho defeito no intestino, a digestão te se tornado mais lenta. Sem falar no "temido" dedão do psicoproctologista. Ainda bem isso não me mete medo, pois meu intestino não possui terminações nervosas no final. Se bem que o nojo que tenho pelo corpo masculino garante a minha virilidade. Que se danem todos os machos.

Eu nem sei o que é legal nesta década que se inicia. Bom, quarentões costumam ter mais credibilidade em suas opiniões. Não há quem me chame de criança e me proiba, por exemplo, de entrar em uma locadora para pegar filmes eróticos - como sou nerd, é o melhor que posso fazer.

Mas os 40 anos chegaram. Ainda não desenvolvi grandes rugas, mas os cabelos brancos já apareceram. Estranhamente ainda não desenvolvi barba, limitada a um pequeno cavanhaque. Pareço ter uns anos a menos. Pra se ter uma ideia, já existem caras de 19 anos que parecem mais velhos que eu. Não acho que parecer mais jovem seja bom. Para mulheres seria.

Bom, o jeito é curtir a nova fase e continuar lutando para melhorar de vida, sempre respeitando o próximo e ajudando a sociedade a se evoluir. os ovos tempos de transformação física e espiritual do planeta vão exigir novas ideias e novos costumes.

Pelo menos sinto-me feliz em voltar a morar na cidade que fui criado, Niterói, e que gosto bastante, morando em um apartamento ótimo num bairro de excelente infra-estrutura. Estou feliz por estar vivo e por ter esperanças.

Pois tenho uma boa bagagem de sabedoria que me será muito útil a partir de agora.

-----------------------------------------------------
PS: Para comemorar esta data, nada melhor que a minha banda favorita com essa belíssima música que tem a minha idade no título. Curtam e prestem atenção na letra.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canção do Ultraje a Rigor é plágio de música de banda francesa de new-wave

Personagem de novela me fez chorar sinceramente

Eu detesto feriados