Os oportunistas do Bullying

Eu fui uma vítima de bullying. Mesmo, de verdade. Humilhações horríveis. E sofri danos por causa disso. Acho legal que se denuncie e façam campanhas contra o bullying, que no meu tempo era considerado por professores, diretores e autoridades como uma "brincadeira sadia" que deveria ser aceita. Pelo menos isso mudou e já existe a preocupação em combater o ato de humilhar os outros só por causa de diferenças ou características peculiares.

Mas o que está me preocupando é que junto com essa campanha vem os oportunistas se fazendo de vítima para talvez ganhar alguma projeção com isso. Os oportunistas, que se aproveitam das campanhas para se auto-rotularem de vitimas e angariar simpatias, podem se enquadrar nas seguintes situações:

- Aqueles que nunca foram humilhados e inventam que foram;

- Aqueles que sofreram apenas leves gozações, mas agora hiperbolizam suas experiências para serem incluídos entre as vítimas;

- Aqueles que sofreram humilhações fortes, mas não sofreram danos.

A maior parte pertence ao segundo grupo, pois quem não sofreu alguma gozaçãozinha? Mas dizer que todos foram vítimas de cruéis humilhações aí é querer se promover com o caso e desviar a atenção que deveria ser reservada às verdadeiras vítimas.

E é bom lembrar: importante tomar medidas o mais rápido possível para evitar danos. Para quem tem sequelas físicas, psicológicas ou sociais, é bom que procure entender o que se passou nos tempos de juventude e tentar sanar os danos com inclusão social, garantindo a entrada no mercado de trabalho e a aceitação de outras pessoas para evitar ao máximo a exclusão social.

Quanto aos oportunistas, resta a dizer que fiquem calados e cuidem da - bem sucedida - vida. A experiência de gente desse tipo não tem utilidade no combate ao bullying. Talvez só piore as coisas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canção do Ultraje a Rigor é plágio de música de banda francesa de new-wave

Personagem de novela me fez chorar sinceramente

Eu detesto feriados