Os oportunistas do Bullying
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEinFPQyaM68aeOIAqJtJyH6bW5jULG8be1RKmllKmZFwUEQFIiQbRgRnMcNUlfHje1cfCfgeBnqlmqdmwVS_srHlTyKNDyrsJrMc5xN1ZYlG179K1H1FDpwVU5-HZfq5sBQNGiXXj15-RB-/s320/bullying.jpg)
Mas o que está me preocupando é que junto com essa campanha vem os oportunistas se fazendo de vítima para talvez ganhar alguma projeção com isso. Os oportunistas, que se aproveitam das campanhas para se auto-rotularem de vitimas e angariar simpatias, podem se enquadrar nas seguintes situações:
- Aqueles que nunca foram humilhados e inventam que foram;
- Aqueles que sofreram apenas leves gozações, mas agora hiperbolizam suas experiências para serem incluídos entre as vítimas;
- Aqueles que sofreram humilhações fortes, mas não sofreram danos.
A maior parte pertence ao segundo grupo, pois quem não sofreu alguma gozaçãozinha? Mas dizer que todos foram vítimas de cruéis humilhações aí é querer se promover com o caso e desviar a atenção que deveria ser reservada às verdadeiras vítimas.
E é bom lembrar: importante tomar medidas o mais rápido possível para evitar danos. Para quem tem sequelas físicas, psicológicas ou sociais, é bom que procure entender o que se passou nos tempos de juventude e tentar sanar os danos com inclusão social, garantindo a entrada no mercado de trabalho e a aceitação de outras pessoas para evitar ao máximo a exclusão social.
Quanto aos oportunistas, resta a dizer que fiquem calados e cuidem da - bem sucedida - vida. A experiência de gente desse tipo não tem utilidade no combate ao bullying. Talvez só piore as coisas.
Comentários
Postar um comentário