"Solteiro" é eufemismo para "solitário"

Já repararam que hoje em dia não se fala mais em solitário? Agora se utiliza a palavra "solteiro". Pelo jeito, graças a lei do concubinato, namoro virou casamento. Bom, as exigências que as mulheres fazem ao escolher seus namorados são típicas de quem pensa em algo estável. Antigamente namoro era para se conhecer, hoje, a mulher já que conhecer antes mesmo do cara encostar o dedo nela.

Para a lei tradicional, estar casado significava ter a certidão de casamento. Hoje, basta provar um tempo maior de relacionamento para que as obrigações de casal apareçam. Parece que é daí que nasceu a ideia de evitar a palavra "solitário", que pelo jeito soa pejorativa, já que há a ideia equivocada de que ser solitário é ser infeliz. Nada disso.

A vantagem de se viver sozinho é a liberdade de se fazer o que quer e o controle que a pessoa solitária tem da própria vida. Viver sozinho é não se preocupar com que o outro é capaz de fazer ou pedir.

Mesmo assim, é interessante essa evolução linguística, já que a vida de um namoro estável e de um casamento realmente se parecem na prática. Não é um pedaço de papel que vai dizer o que um casal deve fazer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canção do Ultraje a Rigor é plágio de música de banda francesa de new-wave

Personagem de novela me fez chorar sinceramente

Eu detesto feriados