Lázaro Ramos recebe comentários racistas em portal

Em comentários colocados em uma postagem sobre a novela Insensato Coração, sobre o segundo casal homem idoso/moça jovem (a Rede Globo adora isso - virou regra nas novelas das 21h de ter casais assim - haja Viagra), apareceram muitos comentários ofensivos ao ator Lázaro Ramos, muitos deles questionando o papel de galã André, que ele faz na mesma novela. Nem vou postá-los aqui de tão ofensivos.

Fiquei chateado. Além de ser contra o racismo, admiro o trabalho de Lázaro e acompanhei sua trajetória. Um ator de qualidade inquestionável (talvez o melhor de sua geração), uma pessoa íntegra, inteligente e alegre, que nunca finge em entrevistas, uma pessoa simples (tive a oportunidade de vê lo pessoalmente duas vezes, uma em Salvador, outra no Aeroporto do Galeão, RJ) e que ainda é casado com uma das mulheres mais lindas do mundo (eu disse DO MUNDO), a deusa Taís Araújo, que espera um filho dele.

Lázaro merece esse papel de galã. Há muito tempo venho torcendo por isso. Vocação ele tem. Ele tem boa estampa e porte para isso, além da boa entonação de voz. A qualidade de atuação dele é tanta, que normalmente se transforma em protagonista, mesmo em papéis pequenos, pois a suia qualidade como ator o faz "roubar" as cenas. Por que ele não pode ser galã, se ele satisfaz as exigências de um papel do tipo? Não li em lugar nenhum que para ser galã é obrigatório ser branquelo.

Nos Estados Unidos, vi vários filmes com negros em papel de galã. Um deles, cuja mocinha era interpretada pela atriz Julia Stiles (branquela, mas que também sofre preconceitos por ter uma beleza fora de padrão), o papel de galã foi para um jovem negro, Sean Patrick Thomas, exercido aliás, com ótima atuação. O filme é comovente.

Fico triste que ainda tenha muita gente racista nesse país, achando que uma simples cor de pele e combinação de traços seja vista como defeito. Injustiça com Lázaro, alguém que vem batalhando com seu talento, lutando com honestidade e iniciativa e construindo um caminho limpo e digno de aplausos.

Tenho absoluta certeza que quem não quer vê-lo como galã não sabe o que está dizendo e merece no mínimo explicar para a justiça os - supostos - motivos disto, já que a manifestação de racismo é evidente e merece uma punição justa.

Racismo é uma das piores ideologias do mundo, baseada na falta de sentido e na necessidade de eliminar concorrentes para as lutas da vida. Uma ideologia muito mais do que cruel.

Eu mesmo sou vitima de racismo, pois minha cabeça redonda e meus cabelos crespos servem de obstáculo numa região em que os branquelos sempre vencem na disputa por um emprego ou por um sucesso na vida afetiva. Eu sinto que as pessoas não me olham com admiração. Infelizmente, tenho que conquistar os outros com outros atributos, não com minha aparência.

Essa experiência só faz aumentar a minha indignação contra o racismo, que sempre detestei.

Liga não, Lázaro. Continue sendo o que é e fazendo o que sabe. Suas qualidades morais e profissionais irão calar a boca de pessoas que não sabem valorizar um ser humano da maneira como verdadeiramente é.

Não foi só Lázaro que sofreu preconceito

Interessante que nos comentários, Lázaro não apanhou sozinho. As mulheres idosas apanharam junto com ele. Como assim?

Os comentários publicados, poucos se preocuparam em questionar o casal formado por uma jovem mulher e um homem idoso, com mais de trinta anos de diferença (uma vida!!!), alguns foram até elogiosos a isso. O que dá a entender que mulher idosa merece mesmo ser trocada por jovens, pois é objeto e objeto precisa ser renovado, como um carro.

Antes que me acusem de ter "preconceito" contra homens idosos, quero lhe dizer que trato-os baseado na equiparação dos sexos: igualdade de direitos, igualdade de deveres. Trato os homens velhos da mesma forma que a sociedade trata as mulheres da mesma idade deles. Enquanto isso não mudar, é bom murchar o ego dos velhinhos babões para que aprendam a ser humildes e assumir a sua elevada idade, amadurecendo e parando de fingir que ainda são adolescentes, num papel que soa no mínimo, ridículo. E parem de roubar a mulher dos outros! Não quer velhinha? Então vão para o asilo jogar sinuca!

É duro saber que além do racismo, o machismo ainda continua em alta, fazendo com que os ricos anciões tenham direitos que as mulheres de mesma idade não possuem e ainda por cima roubando as jovens de homens das idades delas, transformando-as em dondocas que vão se envelhecendo rapidamente graças ao estilo de vida imposto pelo caquético ancião.

Mundo errado, mundo triste, mundo doido...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canção do Ultraje a Rigor é plágio de música de banda francesa de new-wave

Personagem de novela me fez chorar sinceramente

Eu detesto feriados