Vantagens de não ser pai

Criar um filho é muito complicado. Desde a concepção, você não sabe como ele vai nascer. Fora os gastos e a falta de liberdade em sua vida, já que tem que repartir tempo e dinheiro com o(s) fedelho(s).

Além disso, estou velho para iniciar a carreira de pai. Se fosse há 20 anos atrás, talvez até quisesse um filho. Mas hoje, aos 40 anos, percebo que é melhor ficar assim, sem filhos. Tenho mais liberdade e tranquilidade.

Há vantagens em não ter um filho, embora tenhamos que abrir mão do lado bom da paternidade, como o afeto e a inclusão social (a maioria dos homens adultos são pais).

A liberdade, a economia de dinheiro, a ausência dos possíveis problemas que envolvem os filhos e até mesmo evitar nascer um filho com doenças graves ou até mesmo graves deformidades físicas (coisa que me amedronta, graças a inúmeros pesadelos na infância), são o que qualquer homem ganha em não ter que gerar ou adotar um filho.

Tudo bem que em nossa cultura, as mulheres são educadas para serem mães - principal motivo de auto-afirmação das mulheres e por isso meta absoluta de todas - e para isso, elas farão de tudo para que algum homem as engravide.

Mas os homens têm que aprender a serem responsáveis e negar isso às mulheres, quando não for conveniente. As mulheres, sobretudo as brasileiras, quando amadurecerem, perceberão as vantagens de não ter um filho, numa vida cheia de liberdade e equilíbrio.

Nada contra ser pai ou mãe. Mas será que a vida não seria um pouquinho melhor se não tivéssemos alguém para nos preocupar?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canção do Ultraje a Rigor é plágio de música de banda francesa de new-wave

Personagem de novela me fez chorar sinceramente

Eu detesto feriados