Andy Partridge, da banda XTC, tem uma mensagem para a maior parte dos brasileiros

Espantalhos não tem nem corações nem cérebros. Logo não podem sentir emoções nem raciocinar. Os brasileiros estão indo pelo mesmo caminho, já que tanto em matéria de sentimentos quanto na razão, têm demonstrado muitas falhas.

Não saber pensar, chega-se a erros danosos. Não saber sentir, pode resultar em injustiças.

Aí me lembrei dessa bela música da excelente banda britânica dos anos 80 XTC, desconhecida dos brasileiros, influenciada pelos Beatles e que grava letras intelectualizadas, que serve como recado a esse processo de "espantalhização" do brasileiro.

Posto aqui a tradução da letra e um vídeo com a música. Sigam o conselho, senão vão virar pessoas espantalho.

Pessoas Espantalho
(Letra e música: Andy Partridge)
Gravado por XTC, em 1989, com voz de Partridge.
Do álbum Oranges and Lemons (Virgin/Geffen)
Tradução: Google, revisado por Marcelo Pereira

Espero que tenha gostado do seu voo
Em um de nossos novos aviões de palha
Você vai encontrar as coisas aqui que estão
Do jeito que você está acostumado

Há lotes de resíduos e arame farpado
E ninguém dá a mínima para a terra
Nós apenas ficamos ao redor a olhar
Como vocês fazem

Por isso, nós não temos cérebros
E nós não temos corações
É apenas o velho vento campestre
Que separa a todos nós

Nós somos as pessoas espantalho
Nós temos muito em comum com você
E se você não começar a viver bem
Você se tornará também uma pessoa espantalho

Espero que tenha gostado da sua refeição
É só gás e produtos químicos
Nós pensamos que você preferiria
Algo que a natureza não fez

Agora, enquanto você está aqui você pode aconselhar-nos
Em uma guerra que gostaríamos de começar
Contra alguns espantalhos lá
Uma perseguição diferente?

Por isso, nós não temos cérebros
E nós não temos corações
É apenas o velho vento campestre
Que separa a todos nós

Nós somos as pessoas espantalho
Nós temos muito em comum com você
E se você não começar a viver bem
Você se tornará também uma pessoa espantalho

Nós não temos nenhuma lágrima aqui, ninguém espera ou se importa ou teme aqui
Pelos velhos, pelos doentes, os pobres e a eles que você marca
Nós pensamos que fomos a base de nossa civilização em relação a sua
Porque você é o mais inteligente dos animais na terra, não é mesmo?

Não temos nenhum amor aqui, não há necessidade de se elevar acima daqui
Ninguém quer escrever um livro ou tentar pintar-te
Nós pensamos que fomos a base de nossa civilização em relação a sua
Porque estamos todos mortos de nossos pescoços para cima, não é mesmo?

Por isso, nós não temos cérebros
E nós não temos corações
É apenas o velho vento campestre
Que separa a todos nós

Nós somos as pessoas espantalho
Nós temos muito em comum com você
E se você não começar a viver bem
Você se tornará também uma pessoa espantalho

E eu não tenho cérebro
E eu não tenho coração
É só eles e outros seres humanos
Separe a minha alma para além

Eu sou uma pessoa espantalho
Eu tenho uma importante mensagem para você
Porque, se nós não começarmos a aprender bem
Todos nós vamos acabar também se tornando pessoas espantalho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canção do Ultraje a Rigor é plágio de música de banda francesa de new-wave

Personagem de novela me fez chorar sinceramente

Eu detesto feriados