O amor não é desse mundo, Sr. Bial!

Ninguém sabe realmente o que é amor. É arraigada em nossa sociedade a ideia de que "amor" é todo tipo de sentimento relacionado com a vida a dois. E como é uma palavra bonita, associada a valores superiores, é usada para definir qualquer coisa, qualquer coisa mesmo!

E foi essa palavra a utilizada pelo apresentador Pedro Bial, o novo "bobo da corte" da Rede Globo, para definir o suposto estupro ocorrido no programa Big Brother Brasil, que, na melhor das hipóteses, não passa de um programa inútil. Um grande erro chamar uma atrocidade de "amor", imediatamente "corrigida" - meio sem vontade - após a repercussão.

E aí, pensei a respeito: o que deve ser realmente "amor" para a maioria das pessoas. É fato de que cerca de 90% dos casais não se une por amor. Motivos para criar matrimônio são muitos: interesses materiais, auto-afirmação para a sociedade (pelo jeito o motivo da maioria), sexo e até aquisição de poder político (muito comum em tempos remotos, mas ainda existente nas classes ricas). Mas nunca amor, o que motiva, na verdade, menos de 10% da humanidade.

E quem tem realmente conhecimento para definir o que é amor ou não? O amor é algo que não pode ser provado com demonstrações exteriores. Ainda mais um ato agressivo como um estupro, que na verdade é violência, o que eu entendo como o oposto de amor. Afinal, quem ama não agride.

Sexo não é amor

E sexo é amor? Obviamente que não. A origem dessa confusão se deu pela má reputação das atividades sexuais, que exigiram um "código" eufemista para que a atividade não fosse percebida claramente. Mas convenhamos que com a evolução da sociedade, onde até os conservadores apoiam orgias de todo o tipo, essa confusão é extremamente desnecessária.

O que Bial disse pode até estar em coerência com o que pensa a sociedade cada vez mais insensível e egoísta, mas foi um erro grosseiro.

A palavra amor nunca deveria ser pronunciada a toda hora por qualquer um. Muito menos por bocas tão sujas por mentes mais poluídas ainda.

O verdadeiro significado do amor só poderá ser percebido por mentes evoluídas que saibam equilibrar razão e sensibilidade, algo que poderá começar a acontecer para valer com a vindoura evolução da humanidade. Mas para isso, muitos valores decadentes que a sociedade defende até hoje, tem que ser definitivamente extintos.

Por enquanto o amor não é deste mundo. Pelo menos o mundo que conhecemos hoje.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canção do Ultraje a Rigor é plágio de música de banda francesa de new-wave

Personagem de novela me fez chorar sinceramente

Eu detesto feriados