Porque a maioria dos casais legais se separa, enquanto muito casamento sem amor dura anos?

Pelo jeito relacionamentos de gente legal, com afinidades, amor, estão fadados a durarem pouco, enquanto casamentos de fachada, surgidos por interesses materiais duram muitos anos, sem sinais de fim, apesar do distanciamento evidente de seus membros.

Dois casais bem simpáticos, cujos maridos são pessoas que eu admiro, anunciaram que estão se divorciando: o cantor inglês Seal e a modelo alemã Heidi Klum, e o ator estadunidense Johnny Depp e a cantora francesa Vanessa Paradis ( a que gravou a original do "Vou de Taxi" da Angélica).

Seal é um dos melhores cantores surgidos nos anos 90 (muito superior a boa parte do que surgiu no período, que considero a década da mediocridade) e uma pessoa simpática e descontraída, além de um compositor criativo e sensível. Depp é um ator consagrado, de qualidade impar e que consegue dar características bem diferentes a cada personagem. Na minha opinião um dos melhores atores de todos os tempos. E outra pessoa discreta e simpática.

Ambos tinham boa relação com as esposas. Seal inclusive costumava filmar ou fotografar os momentos de descontração em família. Depp, por sua vez, tratava o relacionamento com absoluta discrição, como a sua vida particular, sem escândalos.

Muitos casamentos formados por homens legais, maridos responsáveis, acabaram cedo, muitas vezes sem motivo aparente, de forma surpreendente.

Casamentos por conveniência são mantidos por maridos chatos

Na contramão desses relacionamentos, outros, surgidos por interesses, com maridos chatos, de personalidade insossa, muitas vezes ocupando cargos de liderança - portanto desprovidos de qualquer sensibilidade - conseguem fazer seus casamentos se arrastarem por décadas.

Meu irmão Alexandre (Mingau de Aço) tem uma hipótese para isso: por serem relacionamentos de interesse, há uma obrigação de durabilidade, já que são na verdade consórcios geridos por contrato. Tem que cumprir a finalidade dos interesses que deram origem ao matrimônio.

Segundo Alexandre, isso não acontece em casamentos por amor, pois não dependem de contrato e possuem maior liberdade de duração, podendo acabar na hora que quiserem, frequentemente sem grandes problemas.

Talvez se essa a explicação para o fato de que casamentos com amor durem pouco e casamentos sem amor durem muito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canção do Ultraje a Rigor é plágio de música de banda francesa de new-wave

Personagem de novela me fez chorar sinceramente

Eu detesto feriados