Shakira é condecorada pelo Ministério da cultura francês

Sinceramente não sei em que mundo vivemos. Pelo jeito a confusão entre arte e entretenimento, entre boa cultura e má cultura está indo longe demais. A confins nunca imaginados antes.

A cantora de dance-music Shakira foi condecorada pelo Ministério da Cultura francês. Eu pergunto, o que esta distinta fez de tão importante para a cultura mundial, sobretudo a francesa? Que tipo de valores a música dela passa? Quais os temas de suas letras?

Para quem não sabe, a distinta faz uma música inócua, exclusivamente dançante, com forte apelo soft-erótico e visual, alienada e feita apenas para divertir, embora ela finja-se de engajada em entrevistas. O valor dela é restrito ao universo da diversão e seu valor artístico é nulo e nada influi para a evolução do ser humano, nem positivamente, nem negativamente.

O tipo de música que Shakira canta é perecível - assim como a maioria esmagadora dos intérpretes que rolam nas FMs - e tem a única finalidade de frequentar paradas de sucessos e fazer as pessoas se distraírem. Não é algo que mereça ser condecorado como cultura se de fato não transmite conhecimento.

Todos ainda tem muito a aprender sobre o que é ou o que não é cultura.

Do jeito que as coisas estão indo, não vai demorar muito para um fulano ser condecorado por algum Ministério da Cultura só porque deu um arroto em público. E isso não é mais algo impossível de acontecer, visto a decadência cultural em que nos encontramos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canção do Ultraje a Rigor é plágio de música de banda francesa de new-wave

Personagem de novela me fez chorar sinceramente

Eu detesto feriados