A televisão ainda influencia a maioria dos brasileiros

Questionados sobre qual meio de comunicação é mais influente em suas vidas, muitos jovens respondem que é a internet. Mas observando o gosto, as convicções e os hábitos desse jovens, há a indagação de que se eles estão mentindo ou não sabem realmente o que os influencia. Porque na verdade, eles só usam a internet para confirmar tudo aquilo que eles aprenderam pela televisão.

Os jovens de hoje ainda estão muito longe, mas longe mesmo de terem alguma criatividade naquilo que fazem em suas vidas. Imitam a maioria e aderem a convicções tradicionalmente valorizadas pela sociedade. É mais seguro. Os jovens hoje tem medo de ousar e quando "ousam" preferem fazer pela aparência. É mais conveniente colocar um piercing na língua do que tacar ovos em um político corrupto ou escrever uma canção criticando o sistema estúpido e excludente em que vivemos.

Como disse, os jovens usam a internet apenas para confirmar toda a crença aprendida em anos pelas redes de televisão. O futebol ainda é presença maciça no YouTube. Comunidades fúteis, sobretudo as dedicadas a ídolos da TV aberta são as que mais tem membros. Os próprios textos escritos pro internautas demonstram uma falta de criatividade e uma total submissão a valores consagrados pelos programas de televisão. Ídolos lançados pela internet só se massificam se forem também divulgados pela televisão.

E esses ídolos praticamente se parecem com os ídolos da televisão. Stefany Crossfox é uma "Joelma" sem Chimbinha. Lady Gaga é uma P!nk mais destrambelhada do que a já destrambelhada original e que canta eurodance pensando que é roqueira. Justin Bieber é uma "boy band" de apenas um integrante. Susan Boyle parece uma daquelas cantoras da Broadway que vimos nas peças de Andrew Lloyd Webber. isso só para citar os mais populares.

Aliás, a primeira tendência lançada na internet que é totalmente diferente do que se vê na TV só surgiu agora: A Banda Mais Bonita da Cidade. Mas é uma exceção. Até esta banda surgir, todos os nomes divulgados primeiro na internet foram na verdade, reciclagem de tudo aquilo que foi consagrado pela televisão.

Mesmo assim, é notável e até explícito o fato de que os jovens dependem da televisão. Um aparelho televisivo é considerado artigo de primeira necessidade (embora eu discorde disso), mesmo até para quem tem computador em casa, com internet de banda larga.

A falta de ousadia de pessoas dos 40 anos para menos deixa clara a influência da televisão. Pessoas dos 12 aos 45 anos, em sua maioria, não aproveitam as facilidades da internet para procurarem algo diferente ao que eles estavam acostumados em outros meios de comunicação: usam a internet para consagrar aquilo que eles sempre acreditavam, perdendo a valiosa oportunidade de usar a internet para desenvolver sua percepção intelecto-cultural.

E aí o mundo nunca muda, os valores de 80 anos atrás continuam os mesmos (só que "digitalizados"), os problemas permanecem e vivemos numa sociedade em letargia que só consegue acordar durante a entrada de uma bola em uma rede, voltando a sua tradicional letargia no acabar de um jogo.

Com isso, a sociedade brasileira nunca se evolui, se tornando uma passiva massa de inferiorizados, que utilizam cada vez menos o grande privilégio que a natureza nos deu: a inteligência, aceitando as ordens e os valores vindos da TV e permanecendo imóvel diante de todos os problemas que nos apresentam, perpetuando as injustiças e transformando a sociedade brasileira, famosa pela sua suposta alegria, numa população de infelizes arrependidos e sem auto-estima.

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