O Mito de Platão e a sociedade brasileira de hoje em dia



O Mito da Caverna, citado pelo filósofo Platão em uma de sua obras, é frequentemente - e com muita razão - utilizado para explicar a alienação de nossa população atual, sobretudo a brasileira.

Trocando em miúdos, já que o link explica melhor, o caso é o seguinte: prisioneiros isolados em uma caverna, não conseguem enxergar o mundo exterior de maneira perfeita, a não ser através das sombras projetadas na parede. Se um deles resolve sair e descobrir realmente o que estava por trás de tais sombras e se ao retornar, resolver contar aos seus colegas de claustro, seria ridicularizado e até espancado, talvez morto. Não é o que acontece atualmente?

A TV é a "parede" que mostra as sombras. As sombras são suas atrações e todo o ponto de vista difundido pelas emissoras. O cara que sai é o individuo que larga a TV e vai pesquisar profundamente as coisas da vida, descobrindo que os valores difundidos pela TV, em sua maioria, são falsos.

A noção que os brasileiros têm de moral, amor, patriotismo, altruísmo, etc., segue exatamente o que é difundido pela TV, a grande educadora da população brasileira. Mesmo que a internet seja o meio mais usado pelos brasileiros, ainda só serve para confirmar as convicções e convenções impostas pelos meios televisivos. E sabe o que acontece com quem se esclarece e tenta desmentir as "sombras"?

Há bastante tempo bloqueei os comentários em meus blogues. Comentários ruins estressam. Eles vem daqueles que preferem continuar acreditando nas "sombras". Eu saí da caverna, me esclareci, mas meu esclarecimento incomoda a muita gente, já que acreditar nas tais "sombras" satisfaz interesses e traz conforto. Gente que esculhamba meu blogue não quer sair da caverna e deseja manter as convicções impostas pela TV pensando que se tratam de ideias que nasceram na mente deles.

O mundo está prestes a evoluir. Mas os brasileiros ainda não deram sinais de que estão dispostos a seguir esta evolução, já que muitos valores existentes há 80 anos atrás, ainda seguem bem fortes, com poucas rupturas. E não adianta dizer que a internet está mudando tudo , que não está.

A internet apenas está digitalizando valores retrógrados, protegendo interesses mesquinhos e separando ainda mais as pessoas (quando deveria fazer o contrário). Na grande rede, ideias novas não têm grande difusão, e conceitos inovadores são distorcidos (exemplo: uma pessoa que acha que revolução é botar a língua pra fora) para que não acabem com os privilégios de quem está no poder.

Está ainda muito longe da sociedade brasileira sair da "caverna". A copa de 2010 mostrou que se depender dos brasileiros, nada de significante mudará. E que a caverna é aconchegante demais para ser abandonada.

Bom, resta a mim, que saiu da caverna, não voltar lá e tirar os colegas dela. Eles podem querer me esculhambar, mandar vírus, no mínimo.

Mas, com certeza, o ar puro da sabedoria é muito melhor que a fétida caverna da ignorância midiática. Somente medrosos e preguiçosos preferem viver nela.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canção do Ultraje a Rigor é plágio de música de banda francesa de new-wave

Personagem de novela me fez chorar sinceramente

Eu detesto feriados