Para que servem os dançarinos?

Parece que a música dançante aderiu a essa praga: a dos dançarinos. Com isso, a música se tornou mais visual e menos musical. Dá para perceber que a preocupação com as composições diminuiu, com menor capricho com os arranjos, ausência de melodias e harmonias contraditórias. Tudo para garantir as vendas, se aproveitando do fato de que a visão é o órgão mais sensível do ser humano.

Além de, claro, letras cretinas e malfeitas (normalmente feitas por empresários e/ou produtores, mesmo assinadas pelo cantor) que só falam sobre dois temas: 1. festas (ou danças) ou 2. relações amorosas.

Quase todo show tem que ter dançarinos: o palco fica pequeno com tanta gente saracoteando inutilmente pra lá e pra cá. Mas o que me intriga é que apesar da presença de dançarinos, os intérpretes titulares desses shows, além de não definirem seus shows como "espetáculo de dança", nunca são definidos por mídia e público como dance music (o que ele são de fato). Alguns intérpretes são chamados, de maneira frequente - e errada, de "roqueiros", mesmo sabendo que shows de rock são completamente diferentes e não usam dançarinos.

Mas a questão mesmo é a seguinte: para que serve os dançarinos? Para ensinar os passos de dança para a plateia? para tornar o show mais visual? Para esconder a má qualidade musical? A última alternativa, pelo que se percebe, parece fazer muito sentido.

Sinceramente estão querendo enganar a plateia, que fascinada pelo excesso visual, nem percebe que está sendo enganada e fica por isso mesmo.

E ainda acham que vivemos na melhor fase da cultura mundial...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canção do Ultraje a Rigor é plágio de música de banda francesa de new-wave

Personagem de novela me fez chorar sinceramente

Eu detesto feriados