O Rock Africano da orquestra de poli-ritmo de Benin

No último dia 21 de dezembro (2010), estava com meu melhor amigo, Márcio, que eu conheci em Salvador (em 1992), que estava me fazendo uma visita, no Barra Shopping, na maravilhosa Livraria da Travessa (esta filial se parece com a parte interna da Biliblioteca Nacional, da Cinelândia) e fomos ver nossa sessão favorita, de CDs. Na sessão de world music, dois álbuns nos chamaram a atenção pelas capas. Ficamos curiosos. Anotei o nome: Orchestre Poly-Rythmo de Cotonou.

Ao chegarmos na minha casa, depois de passearmos bastante pelo belo shopping, liguei o mesmo computador em que escrevo as coisas deste blog e procurei pelo grupo no YouTube. Cara, foi uma porrada! Depois da Laura Nyro (que se tornou minha cantora favorita), outra coisa bastante impactuante vinda da melhor década cultural de todos os tempos (os anos 60). Rock psicodélico mesclado com música tribal africana. Cara foi demais. E o grupo demonstra uma vastíssima informação musical (jazz rock, blues, soul, Hendrix e até ritmos latinos!). Não é a toa que se chamam de "orquestra de poli-ritmo".

Há pouca informação sobre o grupo na internet. Sabe-se que é de Benin, oeste da África. A posição do país , que fica diante do Oceâno Atlântico, pode ter favorecido o recebimento das influências culturais que engrossam o genial caldo de ritmos da orquestra, cujo estilo predominante, pasmem, é o rock psicodélico, sobretudo o de Jimi Hendrix. Eu já tinha falado sobre outra banda sessentista da África, a Square Set, também com poucas informações. Pelo menos a Orchestre Poly Rythmo do Cotonou possui vídeos com apresentações da banda no YouTube. Este é um.

Cara, estou cada vez mais curioso sobre o que acontece na Africa. Só a ignorância (e o nefasto racismo) pode chamar a África de país. É mais fácil considerar cada país da África como um continente, de tão vasta é a cultura de cada país do famoso e atraente (poli)continente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canção do Ultraje a Rigor é plágio de música de banda francesa de new-wave

Personagem de novela me fez chorar sinceramente

Eu detesto feriados