Porque intérpretes de dance-music quando ficam muito famosos são rotulados de roqueiros?



Pelo jeito ninguém mais rotula o tipo musical pela música. Rotula pelas caras e bocas, rotula pela roupa, pela cara-de-maus que faz nos show e clipes e até pelos escândalos da vida particular. Mas não observa as características do que está ouvindo e nem sabe que tipo de militância cultural está envolvido o intérprete em questão.

O que me deixa encafifado é o fato das pessoas rotularem de roqueiros os cantores e grupos que fazem claramente dance-music ou gêneros similares, como o funk autêntico e eletrônico, que passam a ter grande projeção da mídia. Os leigos pensam que dance-music é música de DJs, onde os cantores quase não mostram a cara. Mas esses aí na foto mostram e muito.

Gente como Madonna, Michael Jackson, Lady Gaga, Justin Bieber, Miley Cyrus, Beyoncé, Britney Spears, Timberlake, Boy Bands, etc., são comumente associados ao rótulo de rock, equivocadamente. Quem entende de música sabe que eles passam bem longe do estilo consagrado por Elvis, Dylan e pelos Beatles. E só analisar ouvindo.

Para piorar, todos os dancers citados usam muitos dançarinos em clips e shows, algo incompatível com o rock, desde os anos 60, após a maturidade do gênero. A única coisa que unia rock a dança é o rock'n'roll dos anos 50, também conhecido como rockabilly e que muitos entendidos de música consideram um gênero à parte, separado do rock. Mesmo assim, os dançarinos só apareciam em programas de TV e pertenciam aos mesmos. Nos concertos, somente os músicos ficavam no palco. E isso foi extinto, após a intelectualização do rock.

Agora, o que essas pessoas achariam se eu dissesse que Paulinho da Viola é roqueiro? Se Chico Buarque é roqueiro? Raul Seixas achava que Luiz Gonzaga era muito parecido com Elvis, inclusive no som. Para mim chamar Madonna, Britneys, Jacksons e Gagas de roqueiros soa muito mais estranho.

Vivemos numa época em que a mídia quer, ou por burrice, ou por maldade, ensinar tudo errado a essa juventude que já odeia correr atrás de informação, sobretudo do passado. Aí a confiança cega nessa mídia acaba gerando muitos equívocos que acabam inclusive distorcendo a percepção daquilo que ocorreu até agora.

Lembrando que rotular alguém de roqueiro nada tem a ver com qualidade musical (em todos os gêneros existem intérpretes bons e ruins, exceto os subgêneros do popularesco, que só tem ruins), não faz ninguém melhor ou pior que ninguém. As caraterísticas do rock são diferentes dos gêneros de dance-music, não cabendo fazer comparações entre um e outro.

Por isso que não valorizo rótulos. Cada um põe o que quer sem analisar as características do suposto rotulado. Daqui a pouco todos irão ser rotulados de tudo e e confusão estará feita.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canção do Ultraje a Rigor é plágio de música de banda francesa de new-wave

Personagem de novela me fez chorar sinceramente

Eu detesto feriados