Hipgnosis: O Design das Capas do Rock

Eu estava lendo vários blogs e me veio o do conhecido jornalista Luis Nassif, que além de jornalista econômico e político, saca bastante de cultura de qualidade, não essas porcarias que aparecem no rádio e TV. Ele estava falando da famosa equipe inglesa de design, a Hipgnosis, uma espécie de "Bauhaus" das capas de discos, em matéria de importância na história do design.

A Hipgnosis era formada por Storm Thorgerson, Aubrey Powell, e Peter Christopherson, este último entrando com o grupo já estabelecido. George Hardie, Colin Elgie, Richard Evans e Richard Manning também trabalharam para a Hipgnosis.

Quem conhece rock dos anos 70, sobretudo o rock progressivo, conhece o trabalho dos caras. São deles, por exemplo, a famosíssima capa do prisma do famoso álbum de uma de minhas bandas favoritas, a Pink Floyd, Dark Side of The Moon (que eu tenho em minha discoteca). Mas muitas bandas da época também foram beneficiadas pelo serviço da Hipgnosis, como Wishbone Ash (o álbum Old England, que meu irmão tinha em vinil - ele é fã da banda), Alan Parsons Project, Yes, Led Zeppelin e Genesis. Falando em Genesis, a capa do primeiro álbum de um de meus cantores favoritos, Peter Gabriel, também é de responsabilidade da Hipgnosis.

O grupo se extinguiu em 1983, mas alguns membros ainda trabalham com design, mas em outras áreas.

São belos trabalhos que ajudam a ilustrar as capas de discos memoráveis, verdadeiros representantes de uma riqueza cultural atualmente extinta.

Realmente os produtos da Hipgnosis eram lindos na forma e no conteúdo também, pois a beleza das capas se refletiam nas músicas. Bons tempos aqueles.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canção do Ultraje a Rigor é plágio de música de banda francesa de new-wave

Personagem de novela me fez chorar sinceramente

Eu detesto feriados