Respostas as perguntas sobre música que muitas pessoas costumam errar.

Aqui estão as respostas certas e os comentários da enquete criada ontem, para testar o conhecimento musical. Como era de se esperar, todo mundo errou alguma questão. Não houve quem acertasse tudo.


1 - O que pode definir a música de qualidade?
b) A importância cultural e a postura do compositor ou intérprete.
Comentário: A cultura é um bem coletivo e ela tem que servir a coletividade, como uma forma de comunicação e de instrumento para o desenvolvimento intelectual da sociedade. Infelizmente é confundida como forma de diversão, que algo subjetivo e pessoal, do contrário da cultura. Embora, dependendo da diversão, possa se tirar lições importantes, algo que quase não se observa na cultura atual.

2 - O que é rock?
e) Música caracterizada por batida mais rápida, com ênfase na guitarra e nas letras de contestação.
Comentário: Rock é acima de tudo um tipo de música. Essa bobagem que dizem que "rock é atitude" foi criada só para confundir ainda mais, fazendo com que todos pensem que a associação ao citado rótulo sirva para que ídolos juvenis possam se sentir mais valorizados, mesmo não tendo nada a ver com o gênero. Aliás, ser ou não ser considerado roqueiro não melhora nem piora ninguém. Até porque há quem faça rock de má qualidade, o que prova que a associação com o gênero não é garantia de prestígio.

3 - Qual era a intenção de Ritchie o compor Menina Veneno?
d) Traduzir para a cultura brasileira o tecnopop britânico característico da época.
Comentário: Este fato é muito citado nas entrevistas do cantor/compositor, que alega ter sido traído pela gravadora, que não entendeu a sua proposta e jogou a música para  ser executada na mídia popularesca. As características da música são sofisticadas e em total acordo com o tecnopop mais evoluído da época.

4 - Qual o gênero musical da cantora Madonna?
b) Dance Music.
Comentário: Uma audição atenta de suas músicas, a percepção do fato da cantora priorizar a presença de dançarinos em seus shows, além da enxurrada de versões para pistas de dança, justificam a resposta certa.

5 - Qual a maior influência musical da Axé Music?
c) Rumba e Salsa.
Comentário: É evidente a influência da música da América Central na axé music, apelidada por mim de "rumba mal tocada". A influência da música africana quase não existe e até mesmo os mais famosos intérpretes da música africana são completamente desconhecidos para a maioria esmagadora dos baianos.

6 - Assinale o nome do pioneiro do sambrega, a vertente cafona do samba.
d) Benito di Paula.
Comentário: Benito foi integrante de um movimento chamado "Sambão Jóia", caracterizado por uma pasteurização do samba-rock, com arranjos frouxos, letras ridículas e visual bem cafona. No início tinha o mesmo público alvo que a música brega da época. Muitos iriam marcar Agepê, pois virou moda falar mal do falecido sambista. Mas Agepê, estigmatizado por músicas de samba-canção (a versão lenta e romântica do samba), era um sambista de verdade, criado nos meios das Escolas de Samba e parceiro de muitos compositores integrantes da fase áurea do carnaval carioca.

7 - Qual destas bandas escolheu o seu nome influenciado pelo desenho da turma do Charlie Brown?
d) Barão Vermelho.
Comentário: Frejat confirmou em várias entrevistas, que a banda se inspirou num personagem dos sonhos do Snoopy, que imaginava ser o Barão , voando em bordo de seu avião de cor vermelha. Esta informação também consta em biografias sobre a banda. Já a banda santista Charlie Brown Jr., do contrário que muitos pensam, não se inspirou no desenho e sim no nome de um bar na cidade natal desta banda. Pode ser que o bar tenha se influenciado no desenho, mas não a banda liderada por Alexandre Chorão.

8 - O que é uma gravadora independente?
d) Gravadora que privilegia a espontaneidade na música, sem se preocupar com os lucros.
Comentário: Uma gravadora independente, como o nome diz, não depende de estrutura midiática e muito menos de suas regras. A independência é garantida pelo compromisso com a arte e com a espontaneidade dos artistas. E não é sinônimo de gravadora pequena, pois muitas gravadoras pequenas atualmente tem mentalidade - e interesses mesquinhos - de grandes gravadoras. Além disso, duas das maiores gravadoras independentes da música mundial, as inglesas Factory e Rough Trade, tinham estrutura de grandes gravadoras, com filiais em outros países da Europa.

9 - Morrissey, ex-líder dos Smiths, ficou marcado por belíssimas e conscientizadas letras que falam sobre carência afetiva e dificuldades de socialização, temas evitados pela maioria dos compositores? Em entrevistas afirmava que eram baseadas em fatos de sua vida pessoal. Que tipo de fatos?
c) Decepção com as mulheres, durante a adolescência.
Comentário: Morrissey é assexuado (não sente atração por ninguém) e homofóbico. O papo de que ele seria gay é apenas um mito, criado no Brasil, baseado na não-compreensão das decepções sofridas pelo mesmo durante a adolescência, onde era frequentemente desprezado ou ridicularizado (bullying) pelas mulheres, por ser mais inteligente que os rapazes de sua geração. Essa experiência, que transformada em trauma, resultou na sua assexualidade, aparece na maior parte de suas músicas, além das letras de contestação política.

10 - Qual desses nomes não tem qualquer relação com o rock?
c) Michael Jackson.
Comentário: Michael Jackson nunca foi roqueiro. A confusão se deu pela grande difusão dada ao rótulo e, na falta de um nome de imensa popularidade ligada ao tal rótulo, o cantor americano foi o bode expiatório, para servir de "exemplo" para um rótulo que nada tinha a ver com a música que ele cantava. Além disso, gravou pouquíssimas músicas relacionadas ao rock, pois o verdadeiro gênero do qual fazia parte era funk, quando esta rótulo não era relacionado às bobagens criadas por favelados cariocas. Muita gente marcaria Waldir Serrão, por achar que não é um nome típico de roqueiro. Mas Waldir era de fato um roqueiro baiano, também conhecido como Big Ben, cantor e apresentador de TV que era parceiro de Raul Seixas no início de carreira deste. O programa de TV comandado por Serrão foi um grande meio para divulgar Seixas,  aquele que seria um dos  maiores roqueiros do Brasil.

11 - A disco music foi importante para a cultura mundial?
a) Não. Apesar dos arranjos caprichados, surgiu apenas como forma de diversão.
Comentário: era a dance music da época, música feita para dançar e só. Os arranjos eram bem feitos porque surgiu numa época em que até a canção de consumo era bem feita. Mas sua importância cultural é nula, por ser algo feito para ser curtido apenas em festas e bailes.

12 - Frank Sinatra pode ser considerado um nome do jazz?
b) Não. Apesar de envolvido com jazzistas, o seu gênero musical era o standard.
Comentário: O gênero musical de Sinatra é o Standard, gênero influenciado pelo jazz, muito comum nas trilhas sonoras de filmes hollywoodianos das décadas de 40 e 50.

13 - Orquestras como a de Ray Conniff, Paul Mauriat e músicos como Richard Clayderman e Kenny G podem ser considerados nomes da música erudita?
c) Não. O que eles fazem é easy listening, música de fácil assimilação.
Comentário: Orquestras desse tipo não são consideradas eruditas e são inclusive muito mal vistas no meio da música erudita, extremamente exigente com a qualidade musical. Diz a lenda que orquestras desse tipo são formadas por músicos medíocres reprovados em testes para as orquestras tradicionais. De fato a mediocrização é notável em orquestras desse tipo, que na verdade só servem mesmo para animar bailes de quem foi jovem no final dos anos 50, auge desse tipo de orquestra. O tipo de música destas orquestras pejorativamente conhecido como "música de consultório", por tocarem muito em hospitais. Regravações de músicas populares são muito comuns em orquestras desse tipo.

14 - Qual a melhor fase da música de todos os tempos?
b) A segunda metade dos anos 60.
Comentário: Não somente a melhor fase da música como a melhor fase da humanidade. Já imaginaram uma época onde ser intelectualizado, ler livros, correr atrás de informações corretas e provar coerência durante as conversas era considerado moda? Exatamente o oposto dos dias atuais, onde ser ignorante e ridículo abre as portas para o sucesso social e em muitos casos, profissional.

15 - O festival Live Aid, criado pelo músico irlandês Bob Geldof, líder da obscura banda oitentista Boomtown Rats, inspirou a criação do Dia do Rock. O Live Aid era um festival de rock?
d) Não. Era um festival de vários tipos de música.
Comentário: É um erro atribuir o Dia do Rock a um festival em que artistas de inúmeros gêneros musicais tiveram a oportunidade de participar. É como se o Dia do Samba tivesse surgido por causa dos Festivais da TV Record, ocorridos nos anos 60.

16 - Muita gente considera o Guns 'n' Roses uma banda de classic rock. Isto procede?
d) Não. Além de ter surgida só nos anos 80, suas características são de uma banda típica de poser metal.
Comentário: A banda liderada por Axl Rose surgiu nos anos 80 e fez parte daquele movimento conhecido como glam metal, pejorativamente apelidado de poser metal, devido ao excesso visual e da atitude de extrema rebeldia sem causa, que estimulava seus integrantes a ter uma vida particular desregrada e sempre envolvida em escândalos, muitos por causa do consumo de drogas. Além disso, a música do G'n'R não possuí a qualidade musical comum as bandas de rock clássico como a Led Zeppelin, que, mesmo também envolvidos com drogas, pelo menos mostravam alguma musicalidade em suas criações.

17 - Apenas um destes cinco nomes representa a música de qualidade nos anos 80. Qual?
c) Nik Kershaw.
Comentário:  Todos os outros nomes eram desprovidos da capacidade criativa, espontânea e honesta deste cantor e compositor inglês que, apesar da bela musicalidade e das letras inteligentes, foi completamente  subestimado e é desconhecido da maior parte da população mundial.

18 - A presença de dançarinos em concertos musicais é indispensável?
e) Não, por ser meramente visual. Servem para compensar a futilidade das canções de consumo.
Comentário: Dançarino não faz musica. Dançarino só dança. Pra que encher o palco de dançarinos se a sonoridade da música não vem deles? Puro recurso para cantores ruins prenderem a atenção de seu publico.

19 - Transformar a música em emprego e fonte de renda estragou a qualidade musical?
a) Sim, pois dificulta a espontaneidade e favorece o surgimento de "artistas" ruins a procura de emprego.
Comentário: Muitos dos cantores consagrados pela mídia não estariam envolvidos com música se não fosse meio de gerar renda . Ou vocês acham que uma garotinha medíocre como Britney Spears seria cantora só pela "vontade de cantar", tendo outro emprego como fonte de renda simultaneamente?

20 - O que faz com que os ritmos popularescos (axé, pagode, "funk", "sertanejo" e brega) sejam considerados como tipos de música de má qualidade?
c) A futilidade e a má qualidade das músicas em si, criadas por gente sem vocação para a música.
Comentário: De uma vez por todas, lembrem-se: a ruindade da música está na música em si e na falta de competência do "artistas" que a cria ou grava. Não adianta mudar visual, fazer pose de intelectual em entrevistas ou virar amigo de artistas de verdade. Quem é ruim é ruim mesmo e deveria largar a música e fazer outra coisa. Música boa exige vocação e quem não tem vocação só cria algo que nunca presta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canção do Ultraje a Rigor é plágio de música de banda francesa de new-wave

Personagem de novela me fez chorar sinceramente

Eu detesto feriados