Gosto Musical não é Valor Cultural

Muita gente confunde um cantor que grave uma música que soa agradável aos ouvidos de um fã com um cantor que tenha importância para o desenvolvimento de uma cultura musical. Por isso muitos fãs de cantores sem valor artístico ou cultural ficam com raiva ao ouvirem que tal ídolo não tem valor cultural.

Tenho como provar que gostar de um cantor não é o mesmo que dar valor artístico e vice-versa. E eu mesmo me colocarei como cobaia aqui para provar isso.

Gosto das músicas da Madonna, embora não me considere fã. mas vejo nela nada além de uma mera hit-maker, uma ultra-famosa cantora de dance-music, de música comercial, para vender e que nada tem de artístico, cultural e intelectual e é prioritariamente visual .

E não curto muito Leonard Cohen. A maioria de suas músicas soam chatas, monótonas no meu ouvido, parecendo música de velho. Mas reconheço o valor cultural. Ele realmente fez algo pela evolução da música. O que ele canta lembra a chanson française vertida para a cultura canadense(Canadá é o país do cantor). Ele é um reconhecido letrista, embora suas letras, de inquestionável qualidade, falam de temas alheios ao meu cotidiano.

Por isso, lembrem, valor cultural é uma coisa, gosto pessoal é outra totalmente diferente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canção do Ultraje a Rigor é plágio de música de banda francesa de new-wave

Personagem de novela me fez chorar sinceramente

Eu detesto feriados