A importância da Festa Literária de Paraty


Ontem, foi encerrada mais uma edição da FLIP, a Festa Literária Internacional de Paraty (Paraty Party?), que completa 10 anos e aproveitou para comemorar fazendo homenagem a Carlos Drummond de Andrade, um dos maiores e mais criativos escritores de nossa cultura, que faria 110 anos de nascimento.

Este evento, que completa a sua décima edição, tem ajudado bastante a estimular a leitura  de nossa população, ainda submissa à televisão e tradicionalmente pouco afeita à leitura. A tarefa de desenvolver o gosto pela leitura de - bons, importante destacar, pois há muita coisa ruim sendo produzida e divulgada - livros, ainda é árdua, mas tem se mostrado bem sucedida. Desde que a FLIP surgiu, a venda de livrois vem crescendo gradativamente, apesar dos altos preços dos mesmos.

Falando nisso, as editoras deveriam esquecer a ganância e lembrar de sua responsabilidade cultural, baixando os preços para que a leitura seja ainda mais estimulada. Não dá para estimular a leitura cobrando cerca de no mínimo R$ 40,00 por cada um.

Esperemos que com a realização de mais edições da FLIP, a coisa possa se reverter a favor do estimulo cada vez maior pela leitura, incluindo a redução de preços.

E longa vida à FLIP.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canção do Ultraje a Rigor é plágio de música de banda francesa de new-wave

Personagem de novela me fez chorar sinceramente

Eu detesto feriados