Afinal, o que é Cultura?
Cultura é uma palavra muito bonita. O significado dela está ligado ao saber espontâneo de um individuo ou grupo, que acaba por trazer lições a sociedade que devem ser passadas por gerações. Lindo, não? Mas saibam que no Brasil, principalmente o dos dias de hoje, isso não acontece, transformando a palavra "cultura" num mero atestado de suposta qualidade para um monte de diversões fúteis que não dizem nada.
Para a maioria das pessoas, a palavra serve para justificar a permanência de qualquer atividade puramente lúdica, que na verdade só serve para que as pessoas possam se divertir. Não há nada errado nisso, pelo contrário. Se divertir é ótimo.
O que é ruim é tentar dar um caráter de seriedade a uma mera brincadeira, achando que passando a mesma de gerações em gerações, irá tirar alguma lição disso. Bom, temos muitas seculares brincadeiras que duram anos e anos e que nada colaboraram para o desenvolvimento da sociedade, que permanece absolutamente a mesma, provando que tais brincadeiras são bem menos importantes do que se imagina. Talvez nem fizessem falta.
Tanto nas atividades lúdicas como na "cultura" de massa, há eventos que nunca cumprem a verdadeira função de cultura. São diversões puras, meras dancinhas que na melhor das hipóteses só serve para facilitar a sociabilização e como atividade física, gerando bem estar e saúde. Mas em matéria de conhecimento, de saber, como está incluído na semântica da palavra "cultura", nada trazem de produtivo. Absolutamente nada.
As pessoas deveriam para de justificar certos eventos com a desculpa de que é "importante para a cultura", verificando primeiro se os mesmos trazem alguma reflexão ou ajudam a melhorar a sociedade sobretudo no aspecto intelectual.
Diversão é diversão. É feita apenas para distrair, passar o tempo. Cultura é diferente: proporciona a evolução da sociedade. Não vamos misturar as coisas.
Quem quiser se divertir, aproveite. É bom se divertir. Só não fique espalhando que a sua diversão é de "máxima importância para a cultura local". Se continuar acreditando nisso, tem grandes chances de se decepcionar.
Comentários
Postar um comentário