Filmes sobre ícones da contra-cultura dirigidos por brasileiros


ESPREMENDO A LARANJA: Os dados deste texto , escrito por mim mesmo, estão datados. Mas achei interessante colocar aqui.

O On The Road já foi lançado recentemente, embora eu ainda não tivesse oportunidade de assistir. Quem viu, disse que mantém o espírito do livro, apesar da direção brasileira. De fato, após o filme sobre a juventude de Che Guevara, talvez Salles tenha pego gosto por road movies (gênero de cinema que se passa durante uma viagem, como Thelma and Louse, Pequena miss Sunshine, Easy Rider, etc.).

O filme sobre Joplin ainda não tive informações sobre a produção, nem se ela está em andamento. Pode até ter havido mudanças ou desistências.

De qualquer modo é legal ver cineastas brasileiros envolvidos em projetos que enriquecem a cultura mundial.

Filmes sobre ícones da contra-cultura dirigidos por brasileiros

Por Marcelo Pereira - Publicado originalmente em 06/08-2010

Curioso. Os dois cineastas brasileiros que estão tentando a carreira no cinema estadunidense estão preparando filmes que falam de ícones da contra cultura: Fernando Meirelles dirigirá uma biografia sobre Janis Joplin e Walter Salles Júnior fará uma versão filmada do famoso livro On the Road, de Jack Kerouac. Em ambos, gente conhecida estará no elenco (Amy Adams será Joplin e as quase xarás Kirsten Dunst e Kristen Stewart estarão em On the Road).

Meirelles e Salles talvez sejam os únicos diretores brasileiros de cinema-de-entretenimento a não compactuarem com a "cosmética da fome", já que os filmes que os impulsionaram, Cidade de Deus Central do Brasil (ambos curiosamente com nomes de localidades da capital fluminense), mostram o povo pobre como um sofredor, sem glamour ou maquiagens e sem a alegria fictícia mostrada em obras de outros diretores. Assisti os dois filmes e gostei muito.

Creio que ambos os filmes serão bons. A contracultura é um tema difícil de lidar (não confundam com o hipismo alienado de Hair), mas creio ser um tema que os dois irão tirar de letra. Mostrar o lado triste da pobreza em uma mídia que quer ver essa mesma pobreza encarar seu sofrimento com alegria é um ato de coragem, um risco que eles correram e conseguiram passar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canção do Ultraje a Rigor é plágio de música de banda francesa de new-wave

Personagem de novela me fez chorar sinceramente

Eu detesto feriados