O Dia Nacional do Homem

Por Marcelo Pereira

Embora no mundo a data seja comemorada no dia 19 de Novembro, no Brasil é num dia como hoje que se comemora do Dia do Homem. E qual é a importância da data de hoje? Para facilitar o entendimento, convém estabelecer uma diferença entre "machismo" e "masculinismo".

- Machismo é o domínio do homem sobre a mulher e a consciência de que valores como força e poder são inerentes a masculinidade, sem chance de questionamento e dissociação.

- Masculinismo é, ao mesmo tempo, uma resposta aos abusos do feminismo e também a negação dos valores machistas, dando uma visão humanizada do macho, pregando uma igualdade de direitos e deveres entre os sexos.

Esta data tem a importância de lembrar que os homens não são aqueles durões estereotipados que a sociedade tanto acredita. Ainda vivemos numa sociedade que quer se vingar dos erros do machismo. Curioso que são justamente os não-machistas que pagam o preço mais caro pelos erros machistas.

Eu mesmo sinto várias limitações na vida por não corresponder a imagem estereotipada de macho que adora futebol, só se diverte à noite e arruma confusão para se auto-afirmar. Eu nada tenho a ver com isso, sendo um rapaz sensível (quando a emoção vaza, eu choro mesmo), altruísta e responsável. Até a infidelidade tipicamente machista é condenada por mim, pois sonho com uma mulher que possa merecer a minha fidelidade.

Esse ódio secular contra os homens é de uma irresponsabilidade total. Nem todos os homens são iguais. Eu me recuso entrar no estigma do machão dominador. Até porque não quero dominar, quero conviver pacificamente com todos. O comportamento tipicamente machista é muito parecido com o comportamento dos homens das cavernas. Não era hora de se ter esquecido esse estigma?

Hoje, no Dia do Homem, convido toda a sociedade para uma reflexão. Os homens, para ao mesmo tempo exigirem o direito de serem "fracos" e sensíveis e de negarem toda a exploração que as mulheres tem feito, ao confundir aquilo que deveria ser apenas uma gentileza com obrigação. As mulheres, por pararem de querer o dualismo provedor/protetor e pensarem mais no homem-companheiro, aquele que serve para a troca de experiências que irá ajudar a evolução moral e intelectual que tanto precisamos.

Que a sociedade pare de enxergar em qualquer homem um herói. Heróis não existem. O que existem são pessoas dispostas a um convívio altruísta, onde o bem estar de todos é o objetivo de cada pessoa. E é isso que importa.

Feliz Dia dos Homens a todos. Principalmente para mim mesmo!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canção do Ultraje a Rigor é plágio de música de banda francesa de new-wave

Personagem de novela me fez chorar sinceramente

Eu detesto feriados