A afinidade que todos entendem e aceitam

Para a maioria das pessoas, sobretudo no Brasil, a noção de simpatia e afinidade não se dá por ideologia ou por caráter. Se dá pela maneira de como se diverte. Ou seja, a amizade normalmente se inicia e se mantém pelas atividades que faz nos momentos de lazer.

Isso também influencia no fato de que pessoas são muito mais admiradas pelo senso de humor do que pelo caráter. Ser divertido, para muitos é melhor do que ser bondoso ou racional.

Para se ter uma ideia, se um cara tiver uma vida desregrada e irresponsável, mas tiver um bom humor e aprovar a atividade lúdica de seus amigos, com certeza será admirado e garantirá a amizade destes. Até pode ter má índole e  prejudicar outras pessoas, desde que não prejudique aquelas com quem pretende ter amizade.

Na contramão disso, se um cara for altruísta e correto, mas não aderir a onda da maioria, certamente será punido pelo fato de ter que amargar uma solidão profunda, no mínimo a reprovação do grupo alvo da amizade. De qualquer forma, se divertir de acordo com as regras exigidas pela sociedade vale mais para a conquista e/ou manutenção de amizades do que uma personalidade cheia de virtudes.

O pior que esse critério é muito usado pelas mulheres na hora de escolher namorados. Incapazes de imaginar o futuro do cotidiano de seus relacionamentos já estabilizados, preferem escolher aqueles que deveriam ser seus companheiros pelo senso de humor e pelo tipo de atividade de seus momentos de diversão. Um critério mesquinho que irá se mostrar fracassado após a estabilização do relacionamento escolhido. Para piorar ainda mais, após o fim do relacionamento fracassado, as mulheres retomam os critérios errados na hora de escolher o sucessor e tudo começa novamente, gerando um círculo vicioso que só irá acabar com a mudança de critério.

Ninguém sabe quando isso vai acabar. O discernimento e o verdadeiro amor é que vão orientar as pessoas numa escolha de amizades e de namoro mais justas e lógicas, educando as pessoas a cuidarem melhor de suas personalidades, conquistando os outros pelo caráter e inteligência, e não por um comportamento bocó que normalmente dura apenas uma noitada.

Afinal afinidade deveria ser uma comunhão de pensamentos, não uma comunhão de risadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canção do Ultraje a Rigor é plágio de música de banda francesa de new-wave

Personagem de novela me fez chorar sinceramente

Eu detesto feriados