Google homenageia pioneiro dos quadrinhos e do desenho animado

Quem abriu o Google hoje deve ter sido surpreendido por um doodle (logotipos do Google criados para celebrar determinados acontecimentos) com um quadrinho à moda antiga chamado Little Nemo que ia se desdobrando a medida que era clicado, resultando numa estória completa.

É que hoje é o aniversário de 107 anos (nossa!) de Little Nemo in The Slumblerland (algo como "pequeno Nemo na Terra do Sono"), um dos primeiros quadrinhos da história e também um dos primeiros desenhos animados. A Criação é de Winsor McCay, pioneiro da animação e que faria sucesso poucos anos depois com a animação Gertie, A Dinossaura, de 1914. Mas Little Nemo é que era realmente a sua primeira animação, em 1911, seis anos após o surgimento dos quadrinhos do mesmo personagem.

Os quadrinhos sobre Nemo, pode se dizer, prenunciaram a psicodelia, com sua fantástica história que sempre acabava com o menino caindo da cama, pois cada aventura não passava de um sonho. Daí o nome "Sumberland", Terra do Sono.

Na biblioteca da UFBA tive a oportunidade de conhecer o personagem e sua história através de uma excelente enciclopédia de quadrinhos, muito rara de se encontrar, onde também tive a oportunidade de conhecer outros personagens e saber mais sobre os que eu conhecia.

Apesar de impopular na a época, Little Nemo foi alçado por especialistas a condição de obra de arte, graças a sua criatividade e aos traços sofisticados como eram desenhados.

Seu criador faleceu em, 1934. Suas obras hoje são de domínio público.

Maiores informações no link do Wikipedia postado neste texto.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canção do Ultraje a Rigor é plágio de música de banda francesa de new-wave

Personagem de novela me fez chorar sinceramente

Eu detesto feriados