Show burlesco não tem nada de vulgar. Pelo contrário

Os shows de erotismo sofisticado conhecidos como "Burlesque" nada têm de vulgar. Pelo contrário, são bem sofisticados. Se tratam na verdade de versões modernas dos antigos shows sensuais que eram muito comuns em alguns teatros da época.

Pelo contexto da época, claro, eram malvistos, pois eram tempos radicalmente carolas, o extremo oposto de hoje. Mas estes shows de burlesco nada tem a ver com o que vemos hoje com as "boazudas" realmente grotescas que vendem seus corpos feito carne em açougue.

O Burlesco (que curiosamente significa "grotesco demais", mas na prática representa o contrário) na verdade é um erotismo bem delicado. Mal comparando, são quase como uma resposta ocidental ao show de concubinas japonesas, onde o charme e a suavidade são obrigatórias para que o erotismo sugerido apareça mais artístico. Excelente para ser assistidos por homens de bom gosto que querem ver uma mulher realmente feminina e elegante se despindo suavemente em um show bem feito.

Assisti meses atrás um show com a maravilhosa Dita von Teese, maior representante atual desse tipo de show, e achei bem sofisticado, charmoso e por isso mesmo excitante. Dá gosto de ver Dita, de beleza extrema, de traços meigos, quase uma boneca de porcelana, se mexer suavemente enquanto mostra seu corpo perfeito ao natural. Exatamente o oposto do caos verdadeiramente grotesco feito pelas funqueiras que existem por aí.

Para se ter uma ideia de como Teese tem classe, o erotismo dela se limita aos seus shows. Ela sabe respeitar o contexto e normalmente aparece muito bem vestida com roupas discretas e altamente elegantes quando não está nos palcos. Dita sabe quando ser sensual e sabe direitinho, sem faltas ou exageros.

Dá para ser erótico e delicado ao mesmo tempo. Teese é uma lição de como uma mulher deve ser quando quiser ser sensual, botando abaixo toda a vulgaridade triste que nossas musas vazias e sem talento insistem em esfregar - literalmente - nas caras dos homens que estão fartos de tanta vulgaridade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canção do Ultraje a Rigor é plágio de música de banda francesa de new-wave

Personagem de novela me fez chorar sinceramente

Eu detesto feriados